background preloader

Catholicism Vs Protestantism

Facebook Twitter

What is the difference between Catholics and Protestants? Comparison Chart: Catholic vs. Protestant Theology. Cânon bíblico. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Cânon bíblico

Concílio de Jamnia. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Concílio de Jamnia

Concílio de Jamnia teria sido um concílio rabínico farisaico, alegadamente realizado entre o final do Século I d.C e o início do Século II d.C. Septuagint Version. Showthread. Protestantismo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Protestantismo

Martinho Lutero. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Martinho Lutero

Martinho Lutero, em alemão Martin Luther, (Eisleben, 10 de novembro de 1483 — Eisleben, 18 de fevereiro de 1546) foi um monge católico agostiniano e professor de teologia germânico que foi figura central da Reforma Protestante. Que ficando contra os conceitos da Igreja Católica veementemente contestando a alegação de que a liberdade da punição de Deus sobre o pecado poderia ser comprada, confrontou o vendedor de indulgências Johann Tetzel com suas 95 Teses em 1517. Sua recusa em retirar seus escritos a pedido do Papa Leão X em 1520 e do Imperador Carlos V na Dieta de Worms em 1521 resultou em sua excomunhão pelo Papa e a condenação como um fora-da-lei pelo imperador do Sacro Império Romano Antigo.

As 95 Teses de Martin Lutero. 95 Teses. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

95 Teses

Sola fide. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sola fide

Definição[editar | editar código-fonte] A Doutrina da sola fide ou "fé somente" afirma que é exclusivamente baseado na Graça de Deus, através somente da fé daquele que crê, por causa da obra redentora do Senhor Jesus Cristo, que são perdoadas as transgressões da Lei de Deus. Ou seja, afirma que aquele que crê que Jesus é o Cristo, creu porque Deus lhe deu essa graça, e por essa graça, através dessa crença, é salvo dos pecados e da condenação que receberia por causa dos pecados.

Pela fé, aquele que crê compreende o sacrifício do Filho de Deus e os méritos, a retidão de Jesus Cristo é aplicada a esse pecador que crê. Igreja Católica. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Igreja Católica

A Igreja Católica não pensa como uma Igreja entre outras mas como sendo "A Igreja" estabelecida por Deus para salvar todos os homens. Esta ideia é visível logo no seu nome: o termo "católico" significa universal em grego. Ela elaborou sua doutrina ao longo dos concílios a partir da Bíblia, comentados pelos Pais e pelos doutores da Igreja. Ela propõe uma vida espiritual e uma regra de vida aos seus fiéis inspirada no Evangelho e definidas de maneira precisa.

Regida pelo Código de Direito Canónico, ela se compõe, além da sua muita bem conhecida hierarquia ascendente que vai do diácono ao Papa, de vários movimentos apostólicos, que comportam notadamente as ordens religiosas, os institutos seculares e uma ampla diversidade de organizações e movimentos de leigos. Desde o dia 13 de Março de 2013, a Igreja Católica encontra-se sob a liderança do Papa Francisco. História Características doutrinais. Magistério da Igreja Católica. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Magistério da Igreja Católica

Purgatory. Purgatory. Santo. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Santo

Para o cristianismo católico, são santos todos aqueles que foram convertidos e salvos por Jesus Cristo, ou ainda desempenharam uma obra admirável segundo os preceitos católicos. Na Ortodoxa e na Anglicana pessoas reconhecidas por virtudes especiais podem receber também o título de Santo, porém a Igreja Católica foi a que mais gerou santos na sua história. Esse título denota que além de grande caráter a pessoa está na graça de Deus (no céu), mas a falta desse reconhecimento formal não significa necessariamente que o indivíduo não seja um santo.

Aqueles santos que não possuem o reconhecimento formal da Igreja Católica recebem o título de Santos Anônimos. Sacramentos católicos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sacramentos católicos

Encíclica. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. A carta encíclica, ou apenas vulgarmente encíclica (Litterae Encyclicae1 ) é uma circular papal2 , um documento pontifício, dirigido aos bispos de todo o mundo e, por meio deles, a todos os fiéis. Tradição católica. Livros deuterocanônicos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Deuterocanônico (português brasileiro) ou deuterocanónico (português europeu), chamados apócrifos ou pseudo-canônico por protestantes, refere-se a alguns livros que estão presentes na Septuaginta, e por isso tidos como inspirados pelos primeiros cristãos, e que foram reafirmados como inspirados por Deus no Concílio de Roma em 382 d.C., de Hipona em 393 d.C., III Concílio de Cartago em 397, e no Concílio de Trento no ano de 1546, deste último não participou a Igreja Ortodoxa, sendo, porém contestados pelos protestantes, sucessores de Lutero e Calvino[carece de fontes], e ao fim do século XVIII retirados da maioria das denominações[carece de fontes].

Anexo:Lista de livros apócrifos. Livros apócrifos. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Os Livros apócrifos (grego: απόκρυφος; latim: apócryphus; português: oculto[1] ), também conhecidos como Livros Pseudo-canônicos, são os livros escritos por comunidades cristãs e pré-cristãs (ou seja, há livros apócrifos do Antigo Testamento) nos quais os pastores e a primeira comunidade cristã não reconheceram a Pessoa e os ensinamentos de Jesus Cristo e, portanto, não foram incluídos no cânon bíblico. Catecismo da Igreja Católica. Parágrafos 1210-1419. Catecismo da Igreja Católica. Parágrafos 1210-1419. Catecismo da Igreja Católica. Parágrafos 683-1065. 683. «Ninguém pode dizer "Jesus é o Senhor" a não ser pela acção do Espírito Santo» (1Cor 12, 3).

«Deus enviou aos nossos corações o Espírito do seu Filho, que clama: "Abbá! Pai! '» (Gl 4, 6). Este conhecimento da fé só é possível no Espírito Santo. O Baptismo «dá-nos a graça do novo nascimento em Deus Pai, por meio do Filho no Espírito Santo. Ineffabilis Deus. Carta Encíclica Humanis Generis, opiniões falsas que ameaçam a doutrina católica, 12 de agosto de 1950, Papa Pio XII. 1. As dissensões e erros do gênero humano em questões religiosas e morais têm sido sempre fonte e causa de intensa dor para todas as pessoas de boa vontade e, principalmente, para os filhos fiéis e sinceros da Igreja; mas, de maneira especial, o continuam sendo hoje em dia, quando vemos combatidos até os próprios princípios da cultura cristã. 2.

Não é de admirar que haja constantemente discórdias e erros fora do redil de Cristo. Veritatis Splendor. Associação Cultural. Chapter Six: Conclusions on 1 Timothy 2:15.