Coaching

Facebook Twitter

This pearltree is dedicated to the coaching area.

Factos e Mitos–Coaching e Mentoring. Novembro 7, 2012 por João Matos de Almeida Olá, O mito desta semana é:

Factos e Mitos–Coaching e Mentoring

Factos e Mitos – O Coach é o psicólogo das organizações. Novembro 7, 2012 por João Matos de Almeida Olá, Fruto da necessidade de estruturar melhor a atividade que desenvolvo de Executive Coaching embarquei numa revisão de alguma literatura (Obrigado especial à Mara Correia pelas referências, à Tânia Hornos pelo insight sobre a distinção entre psicologia e coaching e ao João Sevilhano pelas suas sempre acutilantes perguntas e desafios).

Factos e Mitos – O Coach é o psicólogo das organizações

Este pretende ser o primeiro post de um conjunto com o objetivo clarificar e desmistificar algumas áreas do Executive Coaching. O Executive Coaching surge fruto de um conjunto complexo e numeroso de circunstâncias que só por si daria um artigo de investigação. Não sendo esse o presente objetivo queria no entanto destacar a pouca eficácia da formação ministrada nas organização e o baixo grau de mudança comportamental necessário à implementação prática do conhecimento que as organizações pretendem que os seus executivos (in)corporem. Entender o contexto. Novembro 4, 2012 por João Matos de Almeida Olá, É impressionante como a vida nos trás surpresas todos os dias.

Entender o contexto

Principalmente quando decide mostrar que há áreas na nossa vida que desconhecemos profundamente. Esta semana estive numa sessão de coaching onde desconhecia totalmente o contexto. Silêncio. Esperança. Setembro 26, 2012 por João Matos de Almeida Alabaster statue of the Hope. – Part of the former rood screen performed by Jacques Du Broeucq between 1541 and 1545 for the Saint Waltrude collegiate church of Mons (Belgium).

Esperança

(Photo credit: Wikipedia) Na antiga Roma existia uma deusa chamada Fortuna. Esta deusa era cega e reinava sobre a sorte distribuindo benesses através da sua cornucópia e dirigindo a vida dos homens através da manipulação do seu leme. Os antigos consideravam esta deusa a deusa da esperança e facilmente concluímos o quão fugaz e caprichosa esta deusa cega poderia ser. Vazio. Setembro 11, 2012 por João Matos de Almeida Ação, decisão, escolha, futuro, plano, estratégia, reflexão… Ouço muito essas palavras que caraterizam o que atualmente ouvimos nas nossas organizações.

Vazio

Utilidade. Setembro 5, 2012 por João Matos de Almeida English: Recycle logo (Photo credit: Wikipedia) Na sequência do post sobre a criatividade e dos comentários recebidos coloquei-me a questão da utilidade.

Utilidade

Quereres. Sabemos o que queremos?

Quereres

Temos mais do que um objeto de querer? Qual o mais importante? Three Keys to Mindful Leadership Coaching. Sentir. “As emoções levam-nos por caminhos incertos?

Sentir

Deixamo-nos guiar por elas não sabendo o destino ao certo?” A emoção sobe à cabeça e inebria-nos com a sua força, com a sua visão do mundo. A pessoa e o Ser. English: Various Balinese Topeng (dance masks), Taman Mini Indonesia Indah, Jakarta.

A pessoa e o Ser

(Photo credit: Wikipedia) Olá, Todos nos cruzamos com pessoas. Todos os dias falamos com alguém. Ser mais. Olá, TIME FLIES…………………* (Photo credit: Neal.)

Ser mais

Na relação entre coach e coachee, para além do estabelecimento de um contexto de confiança entre os dois, é essencial a exploração dos objetivos e resultados que o coachee pretende atingir. Esta fase é de uma importância vital, pois permite ao coachee não só tomar consciência do que pretende, explorar os objetivos (e no processo definir e aprofundar o seu futuro) e descobrir o que realmente pretende. Para isso cada palavra utilizada na definição dos resultados pretendidos é importante não só pelo que significa para o coachee mas pelas relações que são estabelecidas com outras ideias, vivencias, crenças, juízos… É nesta altura que começam a ser apresentadas as lentes com que o coachee vê o mundo e como isso se reflete no futuro que pretende para si.

A arte do útil inesperado. Olá, O que é a criatividade? Em coaching eu vejo a criatividade do coachee a emergir em vários contextos: durante tomadas de consciência (quando fruto de uma reflexão são estabelecidas ou percepcionadas no momento ligações que o cochee não tinha consciência), durante a definição dos resultados pretendidos onde é criado um futuro que para o coachee é importante, na altura de definição dos planos de ação com vista à obtenção dos resultados definidos… Vejo quase sempre nessas circunstâncias três traços comuns – normalmente o fruto da criatividade é inesperado, descobre-se novas perspectivas e por consequência caminhos possíveis de ação (e consequentemente são sentidos sentimentos positivos) e raramente sabemos porquê ou como acontece nesse momento.

Ambição de Ser. Já era tarde pensou o David. O dia tinha se arrastado e com ele a impressão que lhe estava a faltar algo. Esse sentimento era como uma onda. Ora mais forte, ora quase irreconhecível no burburinho do dia-a-dia. A Dança. Olá, Esta semana dei por mim a pensar no conjunto de emoções, ideias, pensamentos, sensações e estímulos que experienciamos constantemente. Se estivermos em silencio observando o nosso pensamento é impressionante o número de ideias que surgem de uma forma constante.

Esta observação leva-me a questionar como é que nos fixamos numa determinada forma de agir ou de encarar as situações com tanta coisa a acontecer em nós constantemente. A realidade. English: Sunset at Porto Covo, west coast of Portugal (Photo credit: Wikipedia) Era uma daquelas tardes típicas de verão com o sol a descer no horizonte em tons de vermelho e amarelo com o azul do céu como fundo. Estava reunido o concelho de sábios e o silêncio profundo da audiência acompanhava a grande expectativa sobre o que se ia passar.

O primeiro sábio falou. Cómo mejorar comportamientos negativos (que todos tenemos y podemos mejorar) O papel dos outros. Olá, Esta semana comecei a pensar no papel que as outras pessoas têm na nossa vida. Desde família, amigos, colegas, clientes, conhecidos todos aqueles que se cruzam ou cruzaram connosco. É algo comum quando pensamos no que queremos atingir restringirmos o nosso campo de possibilidades às nossas capacidades, relacionamentos e circunstâncias atuais. Temos tendência para ao pensarmos no nosso futuro nos esquecermos de quem estará lá connosco, quem nos ajudou a lá chegar, de quem precisamos para lá chegar e quem nos irá acompanhar no percurso. Acordos de coaching « UndiscoveredCoach. Broadcast Yourself.

A equipa « UndiscoveredCoach. Floating Soccer Pitch on Devour. Desafio de uma Época « UndiscoveredCoach. Aproxima-se o 17º. Encontro Nacional de Formadores e Coaches APG. Nine Dangerous Things You Were Taught In School. UndiscoveredCoach. Welcome to The Coaching Commons. PM4Coach, coaching, liderança, equipas.

Insights

International Coach Federation. Home - ICF Portugal - International Coach Federation. Career Coach and Personal Life Coach - Joan King. Coaching Ontológico.