background preloader

Museus portugueses

Facebook Twitter

Museu da Electricidade. Marco arquitectónico da cidade de Lisboa e detentor de uma fachada de inegável beleza, o edifício da Central Tejo foi um verdadeiro pioneiro no seu tempo no domínio da produção de electricidade. Hoje, e passado quase um século desde a sua construção, a Central assume, de novo, aspectos inovadores e de grande protagonismo enquanto Museu da Electricidade. O núcleo principal da exposição permanente é a própria Central, ou seja, todo o conjunto de equipamentos que faziam parte da instalação da antiga unidade de produção e que, felizmente, se encontram ainda hoje com uma integridade assinalável. A exposição procura transmitir aos visitantes uma noção clara do funcionamento desta antiga central termoeléctrica de Lisboa, desde a identificação dos seus diversos componentes até à explicação do seu funcionamento.

MNHN. Vieira da Silva. Museu Nacional de Arte Antiga. Home. Museu Nacional do Azulejo. Museu Nacional de Arqueologia. Museu Fundação Oriente. Current Program | Museu do Chiado - MNAC. Museu da Cidade. É um museu para descobrir a História e as histórias de Lisboa e dos seus habitantes. Actualmente, a exposição traça um percurso cronológico da evolução da cidade, desde a ocupação do território na pré-história até aos inícios do século XX.

Destaca-se a colecção de artefactos mais antigos da ocupação humana do datados de 300 000 a.C. a 100 000 a.C.; as primeiras representações da cidade de Lisboa; os projectos para a inovadora obra do Aqueduto das Águas Livres; uma maqueta da cidade nas vésperas do Terramoto de 1755; as inúmeras representações desta catástrofe e os planos da edificação da baixa pombalina, além de obras incontornáveis de pintura histórica. Como estrutura cultural engloba os seguintes núcleos: Museu do Teatro Romano, Galerias Romanas, Muralhas de Lisboa (Cerca Velha e Fernandina) e Museu de Santo António. Museu Calouste Gulbenkian.