background preloader

Língua portuguesa do Brasil

Facebook Twitter

Falar Ler Escrever Portugues - Lima, Lunes.pdf. Minha pátria é a língua portuguesa - Fernando Pessoa. Index. Tabela: Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Breve histórico_ Língua Portuguesa no Brasil. 10 dicas e truques para aprender qualquer idioma. De John-Erik Jordan Matthew Youlden fala nove idiomas fluentemente e entende, pelo menos, mais de doze.

10 dicas e truques para aprender qualquer idioma

Nós trabalhamos no mesmo escritório em Berlim, assim, frequentemente, eu o vejo em ação utilizando suas ferramentas, trocando de idioma como um camaleão muda de cor. Na verdade, por um bom tempo, eu sequer sabia que ele era britânico. Quando eu contei ao Matthew a batalha que foi para eu aprender um segundo idioma, ele me deu os seguintes conselhos. Dessa forma, se você acreditar que você nunca poderá ser bilíngue, preste bem atenção nas próximas linhas! Isso parece óbvio mas se você não tiver uma boa razão para aprender um idioma, haverá menos probalidade de você se manter motivado durante a longa caminhada. Então, você fez a promessa. Matthew aprendeu vários idiomas junto com o seu irmão gêmeo Michael (eles decifraram o seu primeiro idioma estrangeiro, o grego, quando tinham apenas oito anos).

Usar o seu novo idioma é, de qualquer forma, um ato criativo. (Bonus) RELAXE! No Brasil atual > Quem são > Povos Indígenas. Foto: diversos autores, veja aqui Em pleno século XXI a grande maioria dos brasileiros ignora a imensa diversidade de povos indígenas que vivem no país.

No Brasil atual > Quem são > Povos Indígenas

Estima-se que, na época da chegada dos europeus, fossem mais de 1.000 povos, somando entre 2 e 4 milhões de pessoas. Atualmente encontramos no território brasileiro 242 povos, falantes de mais de 150 línguas diferentes. Os povos indígenas somam, segundo o Censo IBGE 2010, 896.917 pessoas. Destes, 324.834 vivem em cidades e 572.083 em áreas rurais, o que corresponde aproximadamente a 0,47% da população total do país.

A maior parte dessa população distribui-se por milhares de aldeias, situadas no interior de 698 Terras Indígenas, de norte a sul do território nacional. Família Real - Educação Infantil e Atividades para Sala de Aula - Smartkids. Mas... por que eles vieram para cá?

Família Real - Educação Infantil e Atividades para Sala de Aula - Smartkids

A instalação da família real portuguesa no Brasil, há 200 anos, foi responsável por uma transformação política no país. Para o Rio de Janeiro, a herança foi ainda maior. Quando o príncipe regente desembarcou no Rio de Janeiro, a cidade já era a segunda mais rica do Império, atrás apenas de Lisboa. Mesmo assim, foi de uma hora para outra que ela deixou de ser a capital de uma colônia para se transformar na Corte do império português. A prioridade de Portugal era manter suas colônias e a segurança do seu reino. A solução que Dom João encontrou, com a ajuda dos aliados ingleses foi transferir a corte portuguesa para o Brasil. Descobrimento do Brasil - Educação Infantil e Atividades para Sala de Aula - Smartkids. Quem descobriu o Brasil?

Descobrimento do Brasil - Educação Infantil e Atividades para Sala de Aula - Smartkids

Foi Pedro Álvares Cabral no dia 22 de abril de 1500! A expedição organizada pelos portugueses a pedido do Rei Dom Manuel tinha como objetivo repetir o feito de Vasco da Gama e chegar às Índias. Estavam em busca de metais preciosos, como o ouro e a prata, e especiarias! Não se sabe ao certo por que Cabral desviou tanto a oeste da sua rota original, sabemos apenas que não fosse isto os portugueses não teriam descoberto as terras no depois chamado novo mundo.

No dia 22 ouvi-se um grito "terra vista"! A carta escrita por Pero Vaz Caminha e enviada para o rei em Portugal descreve com detalhes a viagem, a terra descoberta e os nativos. O primeiro contato com a população local foi feito no dia 23 de abril. Frei Dom Henrique celebrou a primeira missa no dia 26 de abril. Era dos descobrimentos marítimos Portugal foi, sem dúvida, uma nação que enfrentou diversos desafios para conquistar outras terras e ser o pioneiro das navegações. Instrumentos náuticos. 20101103-morgado_rosas_cidadania_2010.pdf. Livros LabCom [LabCom Books] Pronomes pessoais oblíquos. Uso correto dos pronomes pessoais oblíquos - Português. Pronomes oblíquos classificam-se em átonos e tônicos Incessantemente ouvimos dizer que os pronomes pessoais se subdividem em pronomes pessoais do caso reto e do caso oblíquo.

Pronomes pessoais oblíquos. Uso correto dos pronomes pessoais oblíquos - Português

Assim sendo, ao estabelecermos familiaridade com a imagem subsequente, provavelmente todos os pressupostos que nela constarem, não serão para nós nenhuma novidade. Observemos, pois: Pois bem, elencados tais pormenores, torna-se importante ressaltar que somente essa noção não se concebe como suficiente, pois ainda temos de estar cientes quanto ao correto emprego desses pronomes em se tratando da variedade padrão da linguagem.

Em face dessa razão, o presente artigo tem por finalidade apontar algumas dicas imprescindíveis à nossa compreensão. . * Os pronomes oblíquos apresentam-se sob duas formas: - Átonos – são empregados sem preposição: Indaguei-lhe acerca do acontecido. - Tônicos – são obrigatoriamente regidos de preposição: Os 90 anos da Semana de Arte Moderna. NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO - ACENTOS.jpg. Artigo científico - texto teórico — Florêncio Caldas. Língua Portuguesa e Literatura — Florêncio Caldas. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Docente.ifrn.edu.