background preloader

Materiais

Facebook Twitter

Tinta ecológica inovadora promete melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente - SustentArqui. Tinta ecológica inovadora, feita de grafeno, promete ser a mais sustentável do mundo e melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente.

Tinta ecológica inovadora promete melhorar a eficiência energética de qualquer ambiente - SustentArqui

O grafeno é considerado um material milagroso, sendo a substância mais forte conhecida pela ciência. Descoberto em 2004 por dois vencedores do Prêmio Nobel na Universidade de Manchester, é um carbono puro altamente inerte, inócuo e não tóxico. O material é parte da composição da tinta ecologicamente correta, lançada recentemente no Reino Unido, pela empresa The Graphene Company. Italiano desenvolve tecido semelhante ao couro a partir de resíduos de vinho. Que os italianos têm um enorme dom para a moda e produção de vinhos, ninguém questiona.

Italiano desenvolve tecido semelhante ao couro a partir de resíduos de vinho

Mas o que tem chamado atenção para a “relação” entre esses dois universos – até então, desconexos –, é uma descoberta recente feita pelo arquiteto milanês Gianpiero Tessitore, que acabou desenvolvendo um produto um tanto quanto curioso. Trata-se do Wineleather, um tecido produzido por meio de um tratamento especial de fibras e óleos contidos nos bagaços da uva, obtidos a partir de peles, sementes e caules da fruta utilizados na produção da tradicional bebida. Gianpero destaca a semelhança estética do novo tecido com o couro, com o grande diferencial de que o Wineleather é 100% vegetal, evitando, assim, o sacrifício da vida de milhares de animais e o uso de tecido sintético. Dois anos depois, a VEGEA, empresa criada pelo próprio Gianpiero com foco no desenvolvimento de novos tecidos vegetais, iniciou suas atividades, patenteando o revolucionário processo de produção.

Pesquisadora da USP cria plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria. O plástico se tornou um dos principais problemas ambientais deste século.

Pesquisadora da USP cria plástico 100% biodegradável com resíduos da agroindústria

Estima-se que oito milhões de toneladas dele são jogadas nos oceanos por ano, e que aproximadamente 5,2 trilhões de fragmentos deste material estejam boiando ou depositados no fundo do mar, contaminando a água e matando animais, que os confundem com alimentos. A produção global de plástico cresce assustadoramente a cada ano. Em 1964, foram 15 milhões de toneladas fabricadas. Em 2015, este número pulou para 322 milhões de toneladas. Decomposable shoe set to be released by Adidas later this year. PRODUCT - PulpWorks: Molding A Better World™ Design sustentável com bucha vegetal. Luffa Lab é o nome dado para as experimentações utilizando a bucha vegetal como matéria-prima do designer brasileiro Mauricio Affonso que se formou em Industrial Design no Canada (OCAD University) e depois se mudou para Londres para fazer seu mestrado em Design de Produtos no Royal College of Art. Ainda em Londres, Mauricio se formou em 2013 e teve seu trabalho exposto no Salone Internazionale del Mobile em Milão e no London Design Festival, além de ter sido escolhido pelo Deutsche Bank Awards for Creative Enterprises.

Mauricio explora novas aplicações para a bucha vegetal, que é geralmente associada ao esfregar as costas no chuveiro e constantemente é confundida com um pepino do mar :) Bom, a bucha é na verdade uma planta de videira tropical de crescimento rápido da família Cucurbitaceae - uma família de plantas que consiste em muitas abóboras diferentes, melões e cabaças.

Transforming pollution into sustainable polymers & chemicals. Newlight Technologies – Newlight converts greenhouse gas emissions into high-performance, cost-effective thermoplastics.