background preloader

Cibercultura

Facebook Twitter

Gruhn : #cibercultura "A internet explode... Instinctive innovation: 10 experimental projects that completely rethink computer interfaces. _ Minority Report . The sci-fi flick was released in cinemas over a decade ago, but viewers are still captivated by the idea of accessing and moving data with their hands. The idea still feels like a pipe-dream however, given that many of us still work with a traditional keyboard and mouse/trackpad setup in our office and home.

The dream of swiping through the air or talking to a personal assistant like Jarvis from Iron Man feels exactly that – a dream, but nothing more. Many firms are exploring these ideas, however and pushing what’s possible with our present technological capabilities. These are useful, experimental platforms that will influence the way people engage and work with technology. Leap Motion It’s refreshing to point or swipe at a screen and see content react accordingly. Leap Motion is this and more . It’s incredibly accurate, offering detailed handwriting, precision pinch-to-zoom and all sorts of intuitive hand gestures that are both natural and concise. Oculus Rift G-Speak. Mapas de cidades mostram turistas vs. locais através de tweets. Com 280 milhões de tweets, artista cria visualização de dados usando geotags e línguas faladas A riqueza de dados resultante de milhões de tweets pode ser usada em incontáveis e diferentes formas.

Já vimos o Twitter dissolver e contrapor a geografia clássica ao criar lindos mapas baseados em geotags bem como a ascensão de hashtags políticas no Brasil, ajudando a organizar, registrar, cobrir e intervir nas manifestações que tem ocorrido por todo o Brasil. Em Locals & Tourists, o artista Eric Fischer usa o MapBox (plataforma para criar mapas customizados) e Gnip (provedor de dados tendo as redes sociais como base) para criar visualizações de dados que destacam a atividade turística em diferentes cidades da Europa e Ásia. A partir de 280 milhões de tweets com geotags datados desde 2011, tais dados passaram por uma curadoria para remover tweets que registravam a mesma localização geográfica, visando enfatizar a distribuição geográfica em vez de outros fatores.

Moscou, Rússia Bangkok, Tailândia. The Official .LA Registry - www.la. The Internet of Things: In action. The following is a guest post by Lauren Fisher of Simply Zesty. By 2015, six billion objects in the world will be connected to the internet. While it may seem tricky to grasp as a concept, the internet of things is nothing simpler, and more stunning, than objects being connected to the internet. At its most mind-blowing, these objects are learning and adapting to the behaviour of the user.

The internet has well and truly left the computer and is running amok in ‘things’, showing us how previously inanimate, everyday objects can be bought to life through being connected . The internet of things was first coined as a term in 1999 and it is now well and truly established ; no longer a vision of a future concept but an accessible reality. We’ve seen prerequisite technology such as RFID tags, once used for fairly mundane tasks as tracking stock in a warehouse, be employed to enable the internet of things, and new technology emerge such as Arduino that takes this to the next level.

Netflix monitora hábitos dos telespectadores. Nova ferramenta vai permitir que o público crie cinco perfis por conta para personalizar a programação 01 de Agosto de 2013• 15:52 Cada assinatura terá direito a criação de 5 perfis de usuários Crédito: Reprodução Para reforçar o serviço de recomendação de programas aos seus assinantes, a Netflix passa a utilizar uma nova ferramenta como estratégia para monitorar os hábitos e gostos de cada telespectador. Para isso, cada assinatura ou conta poderá criar 5 perfis diferentes. Os dados só estarão disponíveis em duas semanas e os perfis poderão ser acessados, primeiramente, pelo site da Netflix, no iPad, no iPhone, na Apple TV, no PlayStation 3 e no Xbox 360.

Posteriormente, os perfis poderão conferidos por console de Wii e em aparelhos com sistema operacional Android. Simulador de mídias sociais. O poder de difusão e a velocidade de propagação das informações nas mídias sociais têm despertado o interesse de empresas e organizações em realizar ações de comunicação em plataformas como Twitter e Facebook. Um dos desafios com os quais se deparam ao tomar essa decisão, no entanto, é prever o impacto que as campanhas terão nessas mídias sociais, uma vez que elas apresentam um efeito altamente “viral” – as informações se propagam nelas muito rapidamente e é difícil estimar a repercussão que terão. “Se antes uma pessoa divulgava uma informação no boca-a-boca para mais três ou quatro pessoas, agora ela possui uma audiência que pode chegar aos milhares de seguidores por meio da internet.

Daí a dificuldade de prever o impacto de uma ação em uma mídia social”, disse Claudio Pinhanez, líder do grupo de pesquisa em sistemas de serviços da IBM Research - Brazil – o laboratório brasileiro de pesquisa da empresa norte-americana de tecnologia da informação – à Agência FAPESP. Desafios. Raquel Recuero. Além das medidas de localização dos nós no grafo, também são importantes as medidas que qualificam os grafos como um todo.

Dentre essas medidas, quase todas referem-se à interconexão da rede e nos auxiliam a compreender como essa rede está estruturada. Imagine, por exemplo, que você quer saber o quão engajado está o público de sua fanpage no Facebook. Essas são medidas que indicariam, por exemplo, alguns dados a respeito. Você poderia examinar as participações e saber se o fãs retornam à sua página (e portanto a rede é mais cluterizada) ou não (rede menos clusterizada). Ou imagine que você quer saber se tem uma comunidade atuante com sua conta no Twitter. Medidas como essas também podem dar importantes pistas. E mesmo se você quer conhecer quem é sua audiência e quantos grupos diferentes você atinge, essas medidas também podem ajudar. a) Densidade - A densidade do grafo refere-se à quantidade de conexões em relação ao número total de conexões possíveis no grafo.

Raquel Recuero. Falei no outro post rapidamente sobre os elementos básicos pra se entender um grafo. Agora vou falar um pouco mais das principais métricas que são usadas. Iniciarei com algumas métricas mais gerais, depois passaremos a algumas mais específicas. É importante notar que algumas métricas dizem respeito à posição do nó na rede (a representação do ator) e outras, dizem respeito à rede como um todo.

Neste primeiro momento, falarei das medidas mais relacionadas aos nós. Novamente, estou aqui colocando de forma simplificada o que esses elementos significam. A) Grau do Nó - Essa é a primeira e mais simples medida. Os graus dos nós mostram informações diferentes. B) Grau de Intermediação (Betweness) - O grau de intermediação é outra medida de centralidade do nó. Essa medida é muito importante para estudos de mídia social. Essa medida é relevante para observar quais nós estão mais próximos dos demais no grupo.

D) Centralidade Eingenvector - Esta medida foca na influência do nó na rede. Raquel Recuero. Tenho publicado aqui vários grafos que tenho feito sob a forma de estudo para alguns projetos acadêmicos. Estou explorando ferramentas e examinando exatamente para o que servem e como podem ser usadas nas coisas que tenho feito sob o viés acadêmico. Entretanto,tenho recebido vários pedidos de explicações de como essas coisas são feitas e como o método funciona. Por conta disso, pensei em fazer breves explicações em uma série de posts a respeito, de forma bem resumida (e um tanto o quanto superficial). O meu direcionamento aqui vai ser para a mídia social, mas a explicação foca outros elementos também. O que é a ARS (Análise Estrutural de Redes Sociais) e como ela funciona?

A ARS é, na base, um método (eu diria uma perspectiva teórico-empírica) de análise de dados que foca especificamente a compreensão dos dados dentro da perspectiva de sua estrutura (a rede). (Clique na imagem para ver em tamanho maior.) No exemplo acima vemos uma rede que coletei. O que os grafos significam? Livros: The Internet of Things: In action. Governo lança rede social para jovens. The Official .LA Registry - www.la. Mapas de cidades mostram turistas vs. locais através de tweets. The Meteoric Rise of Cellphones in 1 Chart. According to a new report released by the United Nations, the number of mobile-cellular subscriptions will reach a projected 6.8 billion by the end of 2013.

That means that in only 6 months, there will be nearly as many mobile phone subscriptions as there are people in the world (at present the global population is just over 7 billion). Ninety-one countries already had more cell phones than people in 2011. Latin America already has more than one cell phone per person; Macao and Hong Kong already have more than two cell phones per person. The growth in some emerging economies is eye-popping. In Kuwait, for example, mobile cellular subscriptions have more than quadrupled since 2008. That boosted the ratio of cell phones to people in the country from under 60 per 100 people, to over 200 per 100 people.

The rate of cell phone growth won’t continue to outpace population growth indefinitely. Over half of smart TVs never go online - TVs. According to LG, one in four Australians don't know whether the TV they own is a smart TV or not. The part needs the internet to work. (Credit: Sony) Now, according to research from Analysys Mason , that might not even matter as less than half of smart TV owners actually even connect their device to the internet anyway.

Analysys Mason conducted the research in October 2012 across France, Germany, Poland, Spain, the UK and the US. It found that only 44 per cent of smart TV owners were bothering to get their television online. When analysing this curious disconnect between smart TV ownership and getting use from the functionality, the research firm felt that a "lack of compelling content and applications" and "poor user interfaces" were likely to be the biggest culprits. More natural and intuitive interfaces will also go a long way to ensuring that users are even able to find the content that interests them in the first place. This Is What Google's Self-Driving Car 'Sees' as It Makes a Turn. Google's self-driving car soaks in a staggering amount of information about its environment as it drives, gathering 750MB of data every second, claims Idealab founder and CEO Bill Gross.

Gross, who says he learned the fact and taken the image above at an XPrize event, says the car is capturing everything it sees while moving — even cigarette butts. "If it sees a cigarette butt, it knows a person might be creeping out from between cars. If it sees a rolling ball it knows a child might run out from a driveway. I am truly stunned by how impressive an achievement this is," wrote Gross in a blog post. Google's Self-Driving Car gathers almost 1 GB per SECOND. In August 2012, Google said its driverless vehicles have completed more than 300,000 miles of testing without a single accident under computer control. Image courtesy of Bill Gross. Multitaskers alternam telas 27 vezes a cada hora. *Por Sheron Neves, colunista da Escola de Criação e professora do Curso de Storytelling e Transmídia para Marcas Qual é maior pesadelo de um anunciante? Para a Advertising Age, é um público tão distraído com as opções de mídia que não presta atenção no seu comercial.

A revista publicou recentemente um estudo da Time Warner sobre multitasking, que concluiu que os “nativos digitais” (jovens adultos entre 20 e 29 anos) alternam entre diferentes mídias 27 vezes durante o período de 1 hora, enquanto os “imigrantes digitais” (que cresceram com as mídias tradicionais mas se adaptaram às novas) alternam 17 vezes. Como este dado afeta a publicidade? Simples. Ele pressupõe que durante um programa de TV de meros 30 minutos, o segmento de 20 a 29 anos irá dividir sua atenção entre múltiplas telas 13 vezes (da TV para o celular, do celular para o computador, e assim por diante). Mas será que a pesquisa está muito distante da nossa realidade brasileira? Ele retribuirá com atenção e retuites. O papel virou touch. Tecnologia 22 de abril de 2013por nina Graças às tecnologias de telas sensíveis ao toque cada vez mais finas e flexíveis, nós estamos nos aproximando de uma era sem papel.

Mas até lá, um novo processamento de imagem desenvolvido pela japonesa Fujitsu tornou surpreendentemente simples o ato de copiar o conteúdo do papel e transformá-lo em dados digitais. Contando apenas com uma câmera comum e um projetor, a interface baseada em toque (touchscreen) copia imediatamente textos ou imagens impressas, basta exigir que o usuário arraste o conteúdo com a ponta do dedo. O projetor insere um quadro iluminado que redimensiona dinamicamente o conteúdo com base nos movimentos dos dedos, enquanto a câmara digitaliza e processa os dados para transformá-los em um arquivo digital – tudo isso em apenas alguns segundos.

As possibilidades desta tecnologia são inúmeras. Posters de filmes oferecem Wi-fi grátis para dar acesso a conteúdo extra - Comunicação, Marketing, Mídia Alternativa. “Sou o meio mais antigo de publicidade, e hoje o menos popular” é o mote para a ação “Wifi Posters” criado pela agência de publicidade Cheil para a CJ Entertainment, na Coréia do Sul onde os cartazes oferecem acesso a conteúdo extra sobre os filmes que anunciam. A natureza estática dos cartazes de cinema tradicionais significa que a luta é desleal quando se confrontam com a velocidade e dinamismo de tudo o que está no “mundo digital”. O truque está em articular estes dois mundos, em vez de lutar! Por sua vez, enquanto muitos anunciantes optaram por códigos QR para dar um elemento de interatividade às suas campanhas, a Cheil escolheu um caminho diferente.

Quando as pessoas estavam ao lado de um destes cartazes aparecia uma conexão Wi-Fi com o nome do filme, ligação essa que podia ser utilizada para carregar automaticamente detalhes sobre o filme, links para trailers e a oportunidade de comprar bilhetes de cinema. América Latina está ficando para trás no acesso à banda larga, alerta BID - Internet.

Panamá - Na América Latina apenas uma em oito pessoas tem acesso à banda larga, um serviço lento e caro na região, denunciou nesta sexta-feira no Panamá o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Luis Alberto Moreno. "Estamos ficando para trás nesta corrida", disse Moreno, ao comentar estatísticas recentes durante a 54ª reunião anual de governadores do BID, que se celebra até o domingo no Panamá. O presidente do BID considerou que "é urgente adotar uma regulamentação estratégica que nos permita fechar este abismo" digital e avaliou que um aumento de 10% de penetração na banda larga impulsionaria a economia latino-americana em 3,2% e a produtividade em 2,2%.

No entanto, criticou que, na região, os que têm banda larga "pagam caro demais por um serviço cuja velocidade é muito baixa". Segundo dados do BID, enquanto na Coreia do Sul um ano de internet custa um dia de trabalho, na América Latina é preciso trabalhar 31 dias para pagar um plano similar. Em 1 dia na internet acontece tudo isso – infográfico revela os números. Study: less than 1% of the world's data is analysed, over 80% is unprotected | News. Putação precisa ser reconstruída. Um videogame colaborativo. Comemore! 10 anos de CC! | Creative Commons Brasil. Are Books Doomed? The Rise of the e-Reader [INFOGRAPHIC] Testing Nikon's first Android camera, the Coolpix S800c. Twitter and the decline of formal language. Sir Tim Berners-Lee's Web Index measures the internet's impact on society.

Filling in the gaps: the odd 'digital rituals' we perform to make technology serve us. Estonia to make coding part of first-grade education. IPv6: Portas abertas para a era da “Internet das Coisas” People love their tablets, report says | Internet & Media. Turn Your City Into a Monopoly Board With Foursquare-Based Game.

Phone Predicts Where You're Going. Bill Gates: Why 'game-based learning' is the future of education. Vendas de e-books superaram as de livros em papel em 2011 - geral - geral. Bizarro world! Print comics boom as digital sales rise | Comic-con. Word Lens augmented reality translation app arrives on Android. Information Overload Is Not a New Problem | Wired Science. Is Total Gadget Immersion Good or Bad for Kids? [INFOGRAPHIC] 81% dos internautas brasileiros baixam filmes e músicas piratas. Mais de 250 bilhões de spams circulam na internet por dia. Breaking down the language barrier—six years in. Warning! | There might be a problem with the requested link.

Hacker Culture: The Key To Future Prosperity? Geração F5 - Artigos. ‘Já somos ciborgues’ Pseudonyms, trolls and the battle over online identity. Twitter, Censorship and the Law. 12 Tendências de Consumo Cruciais para 2012 da trendwatching.com. The Shift From Watching TV to Experiencing TV. Sony's SmartTags and Smart Wireless Headset Pro hands-on. ↪ Angry Birds registra 6,5 milhões de downloads só na noite de Natal. Educação Pública - Biblioteca - Filosofia. Twitter revela que felicidade do mundo caiu - Twitter.

How iPads, phones & sensors will redefine our homes. How VPNs Keep Occupy Wall Street Networks Up And Protesting. Angry Birds ganha sua primeira loja oficial - Tecnologia pessoal. 80% of Smartphone Users Multitask While Watching TV. Angry Birds Soars Beyond Half a Billion Downloads. N.Y. Public Library's e-book lending increased 81% in one year. Social networks are becoming your personal operating system. 10 years ago today, the original iPod changed music. Following Brands on Twitter Increases Purchase Intent [STUDY] The Economics of Social Gaming [INFOGRAPHIC] Infographic Of The Day: The Fantasy Sports Economy Is Rip-Roaring | Co. Design. How Non-Profits Are Using Social Media. The Life and Times of Steve Jobs [INFOGRAPHIC] Mashable The Life and Times of Steve Jobs [INFOGRAPHIC] | The top source for social and digital news.

How the Millennial Generation Uses Mobile.