background preloader

Fanzines

Facebook Twitter

Como Fazer Um Fanzine

Afinal, o que são Fanzines? “Do it Yourself” é um termo de origem inglesa que no Brasil ficou conhecido como “faça você mesmo”.

Afinal, o que são Fanzines?

Cristina Bottallo. Olá a todos, boa noite!

Cristina Bottallo

Segue abaixo o passo a passo em fotos do fanzine, como eu havia prometido. Como expliquei no vídeo, o fanzine é uma publicação de fã, por isso pode ter o tema que vocês desejarem. O modelo que fiz foi um fanzine sobre artesanato com rendas, e utilizei as rendas de papel e de tecido para decorá-lo. ⚡Apresentação "COMO FAZER UM FANZINE Professora Francisca Barros." Criando seu Fanzine - Terceira Parte. Olá pessoal, aqui estamos nós com a terceira edição da nossa coluna. quem não viu as edições anteriores pode dar uma olhada nesses links: Criando seu fanzine-parte 1Criando seu fanzine-parte 2 Se você está acompanhando desde a primeira edição, agora você tem uma boa idéia a respeito da história que deseja fazer.

Criando seu Fanzine - Terceira Parte

Então, finalmente está na hora de colocar nossas idéias nas páginas do seu fanzine. Conforme estamos definindo nossos personagens, suas motivações e pensando nas características de sua futura história, podemos imaginar qual vai ser o tamanho disso tudo. Na verdade, isso depende do que você quer contar, a complexidade da história determina o quanto de páginas/capítulos sua história vai ter. Se considerarmos como nosso limite uma história “One-shot”, que não vai possuir continuidade direta, então temos que pensar agora na quantidade de páginas, e isso deve ser feito sempre em múltiplos de quatro. Simples, é por causa dos cadernos. Exemplo de uma página rascunhada no layout.

Juridico. Tsunami Online. O que é um fanzine?

Tsunami Online

O termo vem da junção de duas palavras, fanatic magazine: revista de fanático ou revista de fã. Praticamente é uma publicação feita pelo fã de caráter amador, buscando o contato com outros aficionados da arte ou trabalho que apreciam. Uma revista de linha profissional, deve seguir uma certa periodicidade, privilegiar assuntos que estão em alta, atender o gosto da maioria dos leitores, algo que nem sempre ocorre num fanzine. Num fanzine o editor tem total liberdade para poder expressar suas idéias e pensamentos sem restrições, podendo mudar o número de páginas ou formato, prazos nem sempre regulares, abrir espaço para seus colaboradores e atrelar novas amizades entre outros fanzineiros e leitores. A tiragem de um fanzine é pequena e nem sempre o lucro é visado. EL FANZINE. Fanzine e gênero jornalístico. Deixe clara a semelhança entre o fanzine e um jornal ou uma revista.

Fanzine e gênero jornalístico

Para isso, apresente textos jornalísticos pré-selecionados por você. Não se esqueça de levar tipos variados: artigos, entrevistas, editoriais, reportagens, carta dos leitores, notícias etc. Analise os exemplos com os alunos e mostre a estrutura dos veículos, o que caracteriza cada um deles e o que não pode faltar na versão que será criada pela turma.

Lembre que, tal qual um jornal ou revista, os fanzines devem contar com um editorial, tipo de texto que pode ser trabalhado em sala de aula e que reflete a opinião da publicação, aborda genericamente os assuntos trabalhados ou comenta "os bastidores" da produção. É fundamental que haja um índice dos títulos e seções. Fanzine - Curiosidades. A palavra ‘fanzine’ nasceu da redução fônica da expressão fanatic magazine.

Fanzine - Curiosidades

Ela provém da combinação do final do vocábulo ‘magazine’, que tem o sentido de ‘revista’, com o início de ‘fanatic’. Trata-se de um veículo editado por um fã, seja de graphic novels, obras de ficção científica, ou de poemas, músicas, filmes, vídeo-games, entre outras temáticas incorporadas por estas publicações. Enfim, são elaboradas por admiradores de certo assunto para pessoas que compartilham a mesma paixão.

Eles podem ser peritos neste campo ou simples entusiastas. Tutorial: como fazer um Fanzine. Muitas ideias de crônicas, contos, resenhas, entrevistas, imagens e pouca - ou quase nenhuma - grana pra bancar uma publicação.

Tutorial: como fazer um Fanzine

A vida como ela é. Porém, as adversidades permitem que alternativas munidas de criatividade encontrem formas de permitir a expressão artística dos muitos "inquietos" e "inquietas". Fanzine: O que é e como surgiu essa imprensa alternativa. Em 2012,colocamos em prática o sonho de ter o GWS em versão impressa e lançamos a primeira edição do nosso fanzine, assim de forma tímida, sem muita pretensão.

Fanzine: O que é e como surgiu essa imprensa alternativa

Mas a ideia deu tão certo, que vamos lançar a segunda edição em grande estilo! Com “Encontro Criativo” como falamos nesse post aqui. Br_educomunicacao_vira. O grande barato de editar um fanzine. O grande barato de editar um fanzine Afinal de contas, por que muita gente parece perder tempo (e dinheiro) produzindo um fanzine?

O grande barato de editar um fanzine

A verdade é que a satisfação gerada pela confecção de um zine ? De ver o seu esforço pessoal concretizado na forma de uma revista, de poder distribuí-lo por aí, e por fim, de poder receber comentários (favoráveis ou não) ? Não tem preço, e muitas vezes, valem mais que rios de dinheiro… LP_EM_E.pdf. Fanzine: Uma Estratégia Pedagógica Motivadora na Produção de Gêneros Textuais Através da Utilização do Computador. Monocromo Fanzine - Short documentary. Fanzine: qué es y cómo imprimirlo. Cómo hacer un fanzine.

HOW TO MAKE A ZINE.m4v. Sara Serna Fanzines. FANZINES. Como Fazer Fanzine v.2. Mini album tutorial - Part 2 - Inside. Create a Mini Scrapbook. 16 paged book only one sheet of paper. How To Make A Quick and Simple Flip Book. How To Make Your Own Interactive Comic. TheComicDemon's - How To Make A Mini Comic Book. How to Make a Mini Comic Book or 'Zine. WHY DON'T YOU MAKE A ZINE! Aprendendo a fazer zines. Fanzine - Como fazer um. Saiba Aqui - Como Fazer um Fanzine? Como Fazer um Fanzine ~ HQFan Beta. Os fanzines nasceram na década de 80 com o movimento punk de forma muito parecida com o que esta acontecendo com os blogs hoje em dia.

Como Fazer um Fanzine ~ HQFan Beta

O objetivo era expressar suas idéias atraves do "faça você mesmo". Sem depender de gráficas ou editoras, essas publicações independentes ganharam espaço e se mantém até hoje como uma forma de mostrar trabalhos, reportagens, quadrinhos. Muitos desenhistas e roteiristas iniciantes untilizam os fanzines para mostrar o que fazem, seja entre amigos e outros fanzineiros ou em grandes eventos, onde centenas dessas revistas são trocadas, vendidas e admiradas. Vamos abordar o moodo mais simples de produzir um fanzine, através da fotocópia (Xerox é marca!).

Então, mãos à obra. 1° Passo: A Idéia.