background preloader

Educação

Facebook Twitter

Professor

Brincadeira com pipa, pandorgas e bicudas - TempoJunto. LIVRO Educacao1. Quando Sinto Que Já Sei. Educação Fora da Caixa: conheça escolas onde o aprendizado vai muito além da lousa e do caderno. MULTIMÍDIA EDUCAÇÃO – EDUCAR PARA CRESCER. Ludicas - Jogos e Atividades Educativas. Como lidar com os celulares em sala de aula. Olá educadores!

Como lidar com os celulares em sala de aula

Você é daqueles que pega o celular toda hora? Se distrai fácil com os aplicativos do aparelho? Ou é professor e não aguenta mais chamar a atenção dos seus alunos quanto ao uso em sala de aula? Pois saiba que estamos lidando com a “geração distraída”, que são as pessoas que prestam mais atenção a seus aparelhos tecnológicos do que em qualquer outra coisa. Aqui vamos falar de algumas maneiras de lidar com essas distrações digitais em sala de aula. Para educadores que são a favor do uso de novas tecnologias em seus métodos de ensino, dispositivos digitais são uma ferramenta poderosa para a criação de uma experiência educacional diferenciada e motivadora. O uso das tecnologias na educação. No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador.

O uso das tecnologias na educação

Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula. Os recursos tecnológicos na escola É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto.

Jogos educativos. Jogos Educativos e Pedagógicos. 4 motivos que mostram que usar o celular na sala de aula pode ser algo bom. Escola digital desafia 'professor analógico' - Geral. A ideia de "professores analógicos" em escolas com "alunos digitais" sempre volta à tona quando o debate é a chegada da tecnologia na sala de aula.

Escola digital desafia 'professor analógico' - Geral

A diferença de gerações é essencial nessa relação, mas há uma crise que cabe principalmente ao poder público resolver: a formação dos docentes ainda não contempla essa nova realidade e desafios. As lacunas de formação que faz com que professores cheguem às escolas já defasados em relação ao uso da tecnologia são sentidas pelas secretarias de Educação. Uso de aplicativos para celular ganha força na escola. Tecnologia e educação sempre tiveram uma relação difícil, sobretudo dentro da sala de aula.

Uso de aplicativos para celular ganha força na escola

Embora o modelo de escola tenha pouco se alterado com o passar dos anos, a cultura digital é uma realidade entre alunos e professores – o que tem desafiado a tradição. Com a disseminação dos smartphones, escolas, governos e demais instituições se voltam para potencializar essa tecnologia na melhoria do ensino e da aprendizagem. A Fundação Lemann, por exemplo, vai iniciar uma nova linha de atuação voltada para aplicativos móveis de educação gratuitos. “A sociedade como um todo já viveu essa revolução tecnológica e, infelizmente, nesse contexto, a escola ficou para trás”, explica o diretor da fundação, Denis Mizne. “O caminho agora é proporcionar para alunos, professores e gestores escolares o que já é uma realidade fora da escola.” Os resultados se referem a jovens de 9 a 17 anos de idade. Tecnologia no Ensino Infantil. Crianças pequenas também usam computador, telefone, ipad e outras ferramentas.

Tecnologia no Ensino Infantil

Como isso afeta a aprendizagem? As crianças das novas gerações já nasceram "plugadas" no universo digital. Desde pequenas sabem usar o computador, acessar a internet, manusear uma câmera digital ou um telefone celular. Além de serem instrumentos de comunicação e entretenimento, essas ferramentas tecnológicas também são importantes aliadas do ensino, desde a educação infantil. Conheça o Edmodo, a maior Rede Social voltada à Educação.

POR PATRÍCIA GOMES Quando a porta da sala de aula se fecha, o professor se vê ali, sozinho, com 30, 40 alunos.

Conheça o Edmodo, a maior Rede Social voltada à Educação

Bate insegurança, dúvida, solidão, os educadores costumam dizer. Conheça um jornal feito especialmente para as crianças. MULTIMÍDIA EDUCAÇÃO – EDUCAR PARA CRESCER. Sucesso não é mérito da inteligência, mas do esforço. Criado em 26/11/15 12h19 e atualizado em 26/11/15 12h39 Por IAB - Instituto Alfa e Beto Estamos acostumamos a pensar que possuir inteligência “superior” ou algum tipo de habilidade (ou dom), juntamente com um senso de confiança, é a receita para o sucesso na vida, tanto escolar quanto profissional.

Sucesso não é mérito da inteligência, mas do esforço

No entanto, a investigação científica produzida nos últimos 35 anos mostra que uma ênfase exagerada na inteligência ou no talento pode, na realidade, deixar as pessoas vulneráveis ao fracasso, com medo de desafios e desmotivadas a aprender. Um artigo divulgado* este ano pela revista Scientific America, uma das principais publicações científicas do mundo, mostra que incentivar os avanços no processo de desenvolvimento, em vez da inteligência ou talento, produz grandes empreendedores na escola e na vida.

A autora do artigo é Carol S. Dweck, que atualmente é professora psicologia da Universidade Stanford, nos Estados Unidos. Olavo de Carvalho. O desastroso Método Sócio Construtivista no Brasil. PracticesVennDiagram.

Link material

Dictionaries and Reference Tools. Project Design Lab (for Educators) | Shared Resources.