background preloader

Colonização do Brasil

Facebook Twitter

Resumo do artigo. ?? Período Pré-Colonial (1500 - 1530) As três primeiras décadas da colonização portuguesa em terras brasileiras.

Os portugueses começaram a colonização do Brasil porque o comércio com o oriente se tornou difícil e a concorrência comercial foi significativa. Depois, os portugueses acharam o pau-brasil, áarvores presentes em toda costa brasileira., e a extração dessa madeira foi uma fácil graças ao trabalho escravo dos índios – feijoadaessec

Quando anunciou a descoberta das terras brasileiras, Portugal não tinha um projeto de colonização preparado para a exploração do novo espaço.

Período Pré-Colonial (1500 - 1530)

Na verdade, desde todo o século XV, os portugueses estavam bem mais interessados em estreitar seus laços comerciais com os povos orientais. Dessa forma, observamos que entre 1500 e 1530, o governo português centrou muito pouco de suas atenções ao Brasil. No ano de 1501, uma expedição liderada por Gaspar de Lemos foi mandada para cá com a missão de nomear vários pontos do litoral e acabou confirmando a existência de pau-brasil em nossas terras. A existência de tal árvore logo chamou a atenção dos portugueses, já que dela se extraía uma tinta bastante utilizada para o tingimento de tecidos na coloração vermelha.

Dois anos mais tarde, uma nova expedição foi enviada para a construção de feitorias ao longo do litoral.

Exercícios

Brasil. A ação dos padres jesuítas no Brasil. Quadro representando os jesuítas na catequização dos índios.

O artigo trata dos jesuítas durante a colonização do Brasil. OS jesuítas chegaram em 1549, seu objetivo era catequizar os indígenas, para isso, criaram um sistema compartilhado entre trabalho e religião. Os jesuítas cultivaram terras agrícolas e fundaram escolas, mas os portugueses queriam suas terras agrícolas e por isso fizeram as guerras guaraníticas. Depois das guerras, o ministro Marquês de Pombal decidiu expulsar os jesuítas. – feijoadaessec

Os jesuítas faziam parte de uma ordem religiosa católica chamada Companhia de Jesus.

A ação dos padres jesuítas no Brasil

Criados com o objetivo de disseminar a fé católica pelo mundo, os padres jesuítas eram subordinados a um regime de privações que os preparavam para viverem em locais distantes e se adaptarem às mais adversas condições. No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade. Ao submeterem as populações aos conjuntos de valor da Europa, minavam toda a diversidade cultural das populações nativas do território. Ao mesmo tempo em que atuavam junto aos nativos, os jesuítas foram responsáveis pela fundação das primeiras instituições de ensino do Brasil Colonial. Por Rainer Sousa Mestre em História. Colonização Do Brasil - Resumo, História, Características. Período Pré-Colonial Embora os portugueses tenham chegado ao Brasil em 1500, o processo de colonização do nosso país teve início somente em 1530.

Colonização Do Brasil - Resumo, História, Características

Nestes trinta primeiros anos, os portugueses enviaram para as terras brasileiras algumas expedições com objetivos de reconhecimento territorial e construção de feitorais para a exploração do pau-brasil. Estes primeiros portugueses que vieram para cá circularam apenas em territórios litorâneos. Ficavam alguns dias ou meses e logo retornavam para Portugal. Como não construíram residências, ou seja, não se fixaram no território, não houve colonização nesta época. Neste período também ocorreram os primeiros contatos com os indígenas que habitavam o território brasileiro. O início da colonização Nomeado capitão-mor pelo rei, cabia também à Martim Afonso de Souza nomear funcionários e distribuir sesmarias (lotes de terras) à portugueses que quisessem participar deste novo empreendimento português. Início da colonização Ciclo do Ouro (século XVIII)

Colonização do Brasil. A colonização do Brasil: um processo que marcou profundamente a formação do nosso país.

Colonização do Brasil

O processo de colonização do Brasil foi conseqüência do já desenvolvido processo de expansão marítima realizado pelos portugueses. Durante o século XV, os portugueses ocuparam regiões estratégicas da Ásia e da África que poderiam ser utilizadas como foco de expansão comercial. Posteriormente, o controle dessas áreas abrira espaço para que as primeiras práticas colonizadoras fossem empreendidas nas Ilhas de Açores e Madeira. A conquista de rotas comerciais com o Oriente, tido até então principal área de fluxo comercial das nações européias, fez com que a descoberta das terras brasileiras não fosse de muito interesse para a Coroa. Nos primeiros trinta anos de colonização, as únicas atividades se limitavam a realizar a extração do pau-brasil nas regiões litorâneas do país. Tais ameaças fizeram com que a política colonial portuguesa fosse modificada.

Por Rainer Sousa Mestre em História.