background preloader

Doutoramento

Facebook Twitter

Conselho Nacional de Saúde. Norma Operacional 01/2013, de 30 de setembro de 2013 Grupo de trabalho para elaboração da resolução específica para Ciências Sociais e Humanas Clique aqui para gerar seu certificado do Encontro Extraordinário de Comitês de Ética em Pesquisa – Atibaia 17,18,19/11 de 2014 Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) está diretamente ligada ao Conselho Nacional de Saúde (CNS). A CONEP tem como principal atribuição o exame dos aspectos éticos das pesquisas que envolvem seres humanos.

Cabe a CONEP avaliar e acompanhar os protocolos de pesq uisa em áreas temáticas e speciais com o: genética e reprodução humana; novos equipamentos; dispositivos para a saúde; novos p rocedimentos ; população indígena; projetos ligados à biossegurança e como participação estrangeira . A CONEP também se constitui em instância de recursos para qualquer das àreas envolvidas.

Revisão da Resolução CNS 196/96 Coordenador: Dr. Assessoria de Comunicação: Programa de Pós-Graduação em Educação/UFPR. Engenharia e Gestão do Conhecimento. Câmpus de Marília - Faculdade de Filosofia e Ciências. IPCP - Instituto para Capacitação Profissional - Mestrados e Doutorados no Exterior. - Reconhecimento de diplomas do exterior pode ficar mais simples. O projeto inclui os diplomas de graduação, mestrado e doutorado entre os que podem vir a ter revalidação ou reconhecimento automático. E estabelece que o Poder Público divulgue periodicamente a lista de cursos e instituições que poderão vir a ser beneficiados pela medida. A proposta está sendo analisada pelo relator, senador Cristovam Buarque (PDT-DF). Ao justificar sua proposta, o autor recorda que um número cada vez maior de brasileiros tem procurado universidades estrangeiras, para fazer cursos de graduação e de pós-graduação.

Essa tendência, como observou, tende a crescer com o prometido envio de 75 mil estudantes ao exterior, dentro do programa do governo federal de estímulo à formação de novos profissionais em ciências e engenharias. Quando retornam ao Brasil, prossegue o senador, muitas vezes os estudantes precisam enfrentar longos e caros processos de revalidação dos diplomas que obtiveram no exterior. Marcos Magalhães / Agência Senado Fonte: Agência Senado. Agrosoft Brasil :: Profunda escassez de doutores. Aos 23 anos, a mineira Luísa Peconick sonha alto. Nem bem terminou o curso de biologia da Universidade de Brasília (UnB), começou um mestrado na instituição. Apesar de dedicar quase todo o tempo de estudo à virulência de um gene específico de um fungo, já prepara caminho para fazer um doutorado no exterior. "Na área de biologia, não há muitas oportunidades para estudantes que só têm o diploma de graduação", explica. "Por isso, estudamos tanto.

O carioca Marcus Cardoso, 36 anos, tem a clara noção do esforço despendido na última década para alcançar o mais elevado grau de educação. Os casos de Luísa e de Marcus deveriam ser rotineiros em um país que alcançou o posto de sexta maior economia do planeta. "No ritmo atual, só conseguiremos alcançar níveis como os da Austrália e do Canadá, de 5,9 e 6,5 doutores para cada mil habitantes, respectivamente, em 2025. Desafios A hora da virada, acredita Glaucius Oliva, é agora. Três perguntas para Allan E. Como vocês atuam no Brasil? Dicas para seu intercâmbio - Karen. O sonho da maioria dos jovens é poder passar um tempo fora do país, aperfeiçoando o aprendizado de um idioma, fazer mestrado, doutorado e pequenos cursos.

Todo ano, cerca de 20.000 estudantes de ensino médio e superior deixam o país para estudar. Entre o mais procurados está o curso de inglês nos EUA e o Doutorado em Portugal. A necessidade de se comunicar em outro idioma é o que faz do intercâmbio a maneira mais eficiente de obter fluência em uma segunda ou terceira língua. Mas uma viagem ao exterior requer muitos preparos e cuidados.

O primeiro passo para quem realmente está empenhado em passar um tempo longe de casa é procurar uma agência de intercâmbios, que oferece diversos tipos de programas, para todos os bolsos. Você deverá estar muito bem preparado para que viver no exterior, comunicar-se em outra língua e assimilar uma nova cultura, pode não ser tão fácil.

. - Não ter objetivo: você deve ter um objetivo para fazer intercâmbio seja estudar, trabalhar ou conhecer novas culturas.