background preloader

Inspirare

Facebook Twitter

O que é Jornada do Consumidor « Overfora. Na série “o que é …” da blögfora pedimos a um profissional experiente explicar o básico sobre um determinado tema.

O que é Jornada do Consumidor « Overfora

Nesse post, Letícia Pires conta “O que é Jornada do Consumidor” #1. Em 140 caracteres, ou menos, o que é Jornada do Consumidor? É uma ferramenta para visualização da experiência do consumidor. Leva-se em conta os objetivos, as emoções e os elementos que podem influenciar essa trajetória. #2. Ao enxergar com clareza como é a experiência do consumidor, é possível mapear os pontos de contato, enumerar oportunidades de atuação e quais são os pontos críticos do seu negócio. . #3. Maurice tardif. Como sistematizar o ensino da sexualidade? A educação sexual nas escolas deve ser mais do que apenas esclarecer as dúvidas dos alunos.

Como sistematizar o ensino da sexualidade?

Ela precisa ser preventiva e sistematizada. Portanto, é necessário que os professores saibam o que estão fazendo e, principalmente para quê o fazem. Para isso, temos que identificar a situação que queremos trabalhar, ficar de olho nas necessidades dos alunos e traçar uma estratégia pedagógica de acordo com a abordagem que mais se adeque à sua realidade. São elas: Orientação Sexual extraprogramação Aqui, a intervenção do professor parte de questões e/ou situações ligadas à sexualidade que ocorrem no dia a dia do colégio – o famoso apagar incêndio! Orientação Sexual como uma disciplina Neste caso, a orientação é feita de forma sistematizada, com uma programação própria e um espaço específico dentro ou fora da grade curricular, de acordo com a política de cada escola. Tema Transversal Este formato de trabalho exige da escola a capacitação de todos os professores.

Um bom exemplo Bom trabalho! CartilhaEstudantes5AFsemCorte.pdf. Dra. Mary Neide Damico Figueiró. Sobre mim FormaçãoHistóricoAtuação Publicações Livros Jornais Artigos Projetos Eventos Blog Contato Livros Formação de Educadores Sexuais: adiar não é mais possível Editora da UEL, 2014.

Dra. Mary Neide Damico Figueiró

Dicas para planejar a formação de professores sobre Educação Sexual. Professores participam de formação sobre ensino de sexualidade na EM Rocha Pombo, em Juiz de Fora, a 261 quilômetros de Belo Horizonte.

Dicas para planejar a formação de professores sobre Educação Sexual

A sexualidade ainda é um tema tabu e gera bastante desconfiança e medo no professor, mas não dá mais para fechar os olhos e fingir que este assunto não deve ser discutido na escola. Ele está presente no dia a dia dos alunos, motivando suas atitudes e ocupando intensamente seus pensamentos. Curiosidades, dúvidas e conflitos podem funcionar até como uma erva daninha e dificultar a aprendizagem. Dá para uma aluna se concentrar na aula se suspeita que está grávida? Projeto quebra tabu. Instituto Kaplan. O Quebra Tabu consiste numa metodologia para a aplicação de um currículo mínimo de educação sexual para adolescentes do Ensino Fundamental II.

Instituto Kaplan

O objetivo é diminuir a vulnerabilidade dos jovens em relação a gravidez e DST/Aids, com o foco no corpo reprodutivo e sexual, visando a tomada de decisão assertiva no relacionamento afetivo e sexual. A proposta consta da aplicação de 3 oficinas de educação sexual pelo educador para cada faixa etária (6o. ao 9o. ano) totalizando 12 oficinas ao longo deste período escolar. No processo de formação do educador, é fundamental conversar a respeito de temas básicos que compõe a metodologia Quebra Tabu. Sabendo dos entraves em conseguir capacitação específica, o Instituto Kaplan formatou 06 aulas online e disponibilizará aos profissionais interessados para aprimorarem sua prática e incorporar a proposta do Quebra Tabu nas suas atividades com os alunos. Para acessar os vídeos clique no título das aulas abaixo. Download dos Textos de Apoio para o educador. Workshop Quebrando Tabus: inscrições abertas. Com o objetivo de ampliar as aprendizagens de alunos do Ensino Fundamental II e colocá-los em contato com uma importante temática – a sexualidade -, o Instituto Kaplan desenvolveu o projeto Quebra Tabu que direciona oficinas para que os jovens se apropriem de formas de prevenção sexuais a partir de um olhar educativo.

Workshop Quebrando Tabus: inscrições abertas

Temáticas, as atividades terão abordagens diferenciadas para turmas do sexto, sétimo, oitavo e nono ano e serão mediadas por um educador sexual do Instituto. Ao todo, são 12 oficinas com duração total de 12 horas, realizadas nos dias 14 e 15 de agosto, das 9h às 17h, em São Paulo. Para inscrições e mais informações, entre em contato com Sara Murched pelo telefone (11) 5092-5854 ou mande um e-mail para vendas@kaplan.org.br. Confira a programação: Dia 1: Puberdade e Corpo Reprodutivo Oficinas para alunos/adolescentes do 6o. ano: - As mudanças do corpo (corpo) - Puberdade: expectativas pessoais e sociais (relação de gênero) - Higiene (prevenção) Almoço. Guia mostra como escolas e redes podem trabalhar as competências socioemocionais. Estabilidade emocional, empatia, capacidade de tomada de decisões, controle de impulsos, extroversão, otimismo, amabilidade e abertura a novas experiências.

Guia mostra como escolas e redes podem trabalhar as competências socioemocionais

Alguém duvida de que estas características são importantes ao longo da vida? Seja no âmbito pessoal, escolar ou profissional, as habilidades socioemocionais são importantes para a boa convivência e para o desenvolvimento de projetos de vida. Ainda que haja consenso na importância de tais habilidades, ainda há passos que devem ser dados para que elas sejam ensinadas e estimuladas nos indivíduos. Um dos caminhos para isso é a inclusão das competências socioemocionais no ambiente escolar, na perspectiva que as instituições contribuam para o desenvolvimento integral do indivíduo, estimulando suas diferentes dimensões e potencialidade.

O “Especial Socioemocionais” explica os conceitos, porque é importante tratar disso nas salas de aulas e qual o impacto no desenvolvimento dos estudantes. Fonte: Porvir.