background preloader

Linguagem Digital

Facebook Twitter

Revisão de texto profissional. Medium Brasil – Medium. Narrativo, descritivo, argumentativo... Confira os diferentes tipos de textos. Experimente listar os gêneros textuais que existem.

Narrativo, descritivo, argumentativo... Confira os diferentes tipos de textos

Você logo descobrirá que eles são inumeráveis. Cartas, ofícios, receitas, crônicas, bulas de remédios, manuais de instrução, artigos e romances são alguns deles. Cada gênero de texto atende a um tipo de necessidade, proporcionando uma forma de interação social. Para isso, ele se estrutura de uma maneira específica, valendo-se dos chamados modos de organização de textos (ou tipos textuais). Multimídia, Hipertexto e Hipermídia. Elementos de uma boa reportagem multimídia. Na sua forma mais simples, uma reportagem multimídia ainda é apenas uma matéria que combina elementos diferentes que se complementam para tornar a história mais interessante, completa ou convincente.

Elementos de uma boa reportagem multimídia

A narrativa multimídia muitas vezes se refere a uma junção entre as mídias no mundo online: jornais e revistas postam vídeos, emissoras de rádio postam gráficos e texto, canais de TV oferecem texto junto com vídeos e mapas, e por aí vai. Repórteres não estão mais vinculados a um meio determinado e podem utilizar a força de todos para melhor contar uma história. Aqui estão alguns elementos de uma boa narrativa multimídia: Matérias multimídia tiram proveito dos pontos fortes de cada meio: Aqui estão alguns exemplos de como diferentes meios de comunicação têm utilizado meios diversos para contar histórias em maneiras que antes não poderia ter sido usadas, mesmo poucos anos atrás: What is Hypermedia? - Definition from Techopedia. Ted Nelson Home Page. Estudo do texto. Conceito Entender o conceito de hipertexto é fundamental para a prova do Enem.

Estudo do texto

O hipertexto é, em sua definição, uma forma de escrita e leitura não linear, com blocos de informação ligados a palavras, partes de um texto ou, por exemplo, imagens. 6 correções que todo revisor profissional deve fazer. Existem algumas correções gráficas que em geral redatores e “pessoas comuns” não notam, mas que devem ser observadas pelo revisor.

6 correções que todo revisor profissional deve fazer

A seguir você verá algumas sutilezas gráficas que em geral redatores e “pessoas comuns” não notam, mas cujas correções fazem parte do dever do revisor na padronização do texto. Aspas retas e aspas curvas Na verdade, na tradição gráfica do português não são usadas aspas retas. O nome do sinal é plica: simples (′) ou dupla (″). Elementos de uma boa reportagem multimídia. A utilização de elementos multimídia no jornalismo online: a cobertura do G1 sobre o Tsunami no Japão — Página Inicial. VIVENDO A VIDA ACADÊMICA: Elementos de Multimídia e Hipermídia: Repercussões para o aprendizado colaborativo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Atividade do curso da Universidade Federal do Paraná para a formação de tutores onlineELEMENTOS DE MULTIMÍDIA/HIPERMÍDIA: REPERCUSSÕES PARA O APRENDIZADO COLABORATIVO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Ao considerarmos a modalidades EaD e os Ambientes Virtuais de Aprendizagem, nos deparamos com os Elementos de Multimídia[i] /Hipermídia[ii], dentre os quais destacamos: a imagem, as cores, a animação, áudio e vídeo.

VIVENDO A VIDA ACADÊMICA: Elementos de Multimídia e Hipermídia: Repercussões para o aprendizado colaborativo em Ambientes Virtuais de Aprendizagem

Nesta resenha crítica, nos concentraremos nestes elementos considerando as idéias de Chaves (1991) que descreveu estes elementos como sendo: multisensoriais[iii], integrantes[iv], intuitivas[v] e interativas[vi] e as proposta de Shneiderman (2006) ao afirmar que, perante os elementos de multimídia e hipermídia, os educadores devem mudar o foco das práticas educacionais que fazem com que o aluno tenha um papel passivo no processo de aprendizagem e partam para propostas nas quais os alunos assumam o papel ativo de criação e confecção. Prof. Eduardo J. Stefanelli. Texto Básico: Multimídia Os tópicos do ‘Texto Básico Multimídia’ não têm a pretensão de esgotar os assuntos de que tratam, visto que cada um forneceria subsídios suficientes para formulação de uma obra completa, e sim fornecer uma noção das complexidades de se trabalhar com múltiplas mídias.

Prof. Eduardo J. Stefanelli

Este texto pode ser utilizado com a apresentação para suporte ao desempenho do professor: Aplicando Multimídia na Educação. O termo multimídia foi utilizado pela primeira vez para descrever a transmissão de informações utilizando múltiplos meios de comunicação ou vários sentidos humanos. “Em seu sentido mais lato o termo multimídia se refere à apresentação ou recuperação de informações que se faz, com auxílio de computador, de maneira multisensorial, integrada, intuitiva e interativa”. Portal Nacional de Saúde. Portal Nacional de Saúde. Como usar corretamente a vírgula - Mundo Educação. Quando falamos ou lemos um texto em voz alta, utilizamos diferentes entonações dependendo da nossa intencionalidade discursiva, isto é, para fazer uma pergunta, para admirar ou criticar algo, ou simplesmente para afirmar sobre um determinado assunto.

Como usar corretamente a vírgula - Mundo Educação

Já na escrita, usamos recursos gráficos, denominados sinais de pontuação. Eles podem ser divididos em dois grupos: 6 correções que todo revisor profissional deve fazer. Você sabe qual a real função de um webwriter? Webwriting: redação para a web Produzir conteúdo para a web pode parecer, à primeira vista, uma tarefa simples.

Você sabe qual a real função de um webwriter?

Abre-se um arquivo de texto, define-se a ordem em que os assuntos serão apresentados e parte-se para o registro do que se quer relatar. Feito isso, conclui-se o texto e publica-se exatamente como ele foi escrito. Simples assim. Mas será? É assim que se fala! – Uso do ponto final. Folha Online - Círculo Folha. Novo Manual da Redação A fim de traduzir em normas a sua concepção de jornalismo, a Folha criou em 1984 o Manual Geral da Redação.

Folha Online - Círculo Folha

O texto não se limitava a impor regras gramaticais e padronizar a linguagem. Dava ao jornalista noções de produção gráfica, definia conceitos e servia como base para discussões no dia-a-dia da Redação. Esse manual teve uma segunda edição, revista e ampliada, em 1987. Em 1992, a Folha editou o Novo Manual da Redação. Manual de Redação. Apresentação Consagrado conjunto de normas da imprensa brasileira, que ultrapassa a fronteira do papel para o mundo online, o Manual de redação e Estilo do Estado cumpriu essa trajetória exatamente porque sua utilidade não é restrita às redações de jornais e revistas.

Manual de Redação

O trabalho é um sucesso em livro - cerca de 500 mil exemplares vendidos em todo o Brasil - porque é mais do que uma série de regras para jornalistas: é um verdadeiro guia para qualquer pessoa que escreva, com orientações gerais e específicas e os princípios básicos do nosso idioma. Em um cenário no qual o grande público começa a ter seus primeiros contatos com a Internet, esta segunda versão do Manual para a NetEstado foi produzida por se encaixar no espírito de nosso produto na WWW: um site diversificado, com riqueza e qualidade de conteúdo, para atender justamente a sua demanda.

Redação - Regras de Pontuação - virgula - ponto - dois pontos - reticencias - parenteses. Regras de Pontuação Os sinais de pontuação são empregados na língua escrita para tentar recuperar recursos específicos da língua falada, tais como entonação, jogo de silêncio, pausas etc. Divisão e emprego dos sinais de pontuação: a) indicar o final de uma frase declarativa.

Ex.: Lembro-me muito bem dele. Ponto final. O ponto final é um sinal de pontuação que marca uma pausa total, absoluta. É usado: - No final das frases declarativas e imperativas, indicando que o período frásico está finalizado, com sentido completo. ABL responde #3: é obrigatório o ponto-final na presença do verbo (em orações)? Pergunta : Boa tarde. No exercício das atividades de revisora textual em agências de publicidade, frequentemente sou questionada sobre a necessidade de ponto-final em orações curtas, como “Conheça mais sobre o código de ética da empresa”, em materiais publicitários. Antes de dar a opção da “licença publicitária”, falo sempre de uma regra, com a qual tive contato na universidade e em cursos, que indica: quando é uma frase sem verbo (não oração, portanto), não há necessidade de ponto-final. O que é Webwriting - Definição e princípios.

Se você ainda não sabe o que é Webwriting, não se preocupe, pois esse é um termo que realmente ainda provoca muitas dúvidas, principalmente por ser extremamente técnico e ainda restrito a um grupo de profissionais. A dinâmica da Internet cria demandas de uma forma muito rápida e entre estas demandas estava a do desenvolvimento de conteúdos que se adaptassem a este novo formato de mídia. Foi a partir desse ponto que se criou a expressão Webwriting. Talvez, parte da confusão sobre o que é Webwriting venha do fato de que a tradução literal do termo remeta a escrita, o elemento texto do conteúdo publicado na Internet. O problema é que na verdade, as técnicas e ferramentas envolvidas vão muito além do texto.

Como já discutimos em outros artigos aqui no site, a criação de conteúdo para o ambiente o ambiente online, envolve além do texto, outros elementos que compõem o conjunto da informação digital.