background preloader

Carolina Messias Internet of Things

Facebook Twitter

Internet das Coisas está cada vez mais próxima da realidade - Especiais. Quando surgiu, na década de 1980, a internet era capaz de conectar pessoas a outras pessoas por meio de uma rede global de computadores interligados.

Internet das Coisas está cada vez mais próxima da realidade - Especiais

A popularização do e-mail é o maior expoente dessa primeira fase. A segunda onda de desenvolvimento da internet, que se caracteriza pelo nascimento da web, nos anos 1990, trouxe a comunicação entre pessoas e processos que ocorriam em servidores, como explica Raul Colcher, sócio e presidente da Questera Consulting e membro do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE). Education_internet.pdf. What Does The Internet of Things Mean?

Olhar Digital: Casas inteligentes controladas por apps se aproximam da realidade. Depois do telefone e das TVs inteligentes, chegou a hora de o futuro nos trazer cozinhas e também áreas de serviço mais inteligentes.

Olhar Digital: Casas inteligentes controladas por apps se aproximam da realidade

Durante a CES 2014, as grandes marcas apresentaram novidades e conectividade na sua linha de eletrodomésticos. A LG, além de novos produtos, inovou com a apresentação do sistema Home Chat. Através da plataforma, uma espécie de whatsapp para coisas, é possível conversar com a geladeira, com a lavadora e até com o aspirador de pó. Até parece que estamos chegando na Era Jetsons dentro de casa. Através deste app você pode, por exemplo, fazer um inventário à distância do que ainda tem no freezer; ou ainda pedir para que o aspirador programe a próxima limpeza antes de chegar em casa.

"Quantas vezes você estava no escritório, tinha um jantar para fazer, e pensou: "Nossa, não sei o que eu tenho na geladeira? " A também coreana Samsung apostou na mesma linha e surgiu com um conceito de casa inteligente durante a CES. E você, o que acha dessa tendência? Internet of Things: The Future of Your Retail Technology. Microsoft delivers a unique, integrated approach for enterprises to capitalize on the Internet of Things by gathering, storing and processing data.

Internet of Things: The Future of Your Retail Technology

This approach extends from our breadth product portfolio for a range of PCs, tablets and industry devices on the edge of enterprise networks, developer tools, backend systems and services, and a diverse ecosystem. Spanning from small connected sensors to rich industry devices, these intelligent systems help enterprises harness the trusted Windows platform to gather data from the edge of the network, process it with Microsoft’s data platform and serve it securely through engaging applications that drive real-time analysis and actionable opportunities that would otherwise be out of reach. This is all possible through technology innovations that leverage the vast potential of data. Internet of Everything. Internet das coisas: principais tendências. Internet das Coisas já é uma realidade e, em 2013, movimentou mundialmente cerca de US$ 613 bilhões no setor privado, segundo relatório da Cisco No primeiro artigo da série, descrevemos algumas tendências tecnológicas que terão impacto sobre a infraestrutura das operadoras de telecomunicações brasileiras em 2014; e, no segundo, como as operadoras podem tirar proveito de novas tecnologias para rentabilizar suas redes.

Internet das coisas: principais tendências

Dentre elas, está a chamada Internet das Coisas, ou Internet of Things (IoT), termo cunhado em 1999 pelo MIT AutoID Labs para definir o conceito que permite que qualquer objeto teria algum tipo de eletrônica embarcada que permitisse sua conexão sem fio com a internet. Pois a Internet das Coisas já é uma realidade e, em 2013, movimentou mundialmente cerca de US$ 613 bilhões no setor privado, segundo o relatório Internet of Everything (IOE) Value Index da Cisco. 1. SmartGrid: 2. Outro tipo de projeto que deve virar realidade em 2014 são os chamados ? 3. A Guide to the Internet of Things Infographic. IBM – A internet das coisas – Brasil. As cidades podem ser vistas como uma complexa e multidimensional rede de componentes interligados, ou sistemas de sistemas, que constituem sua infra-estrutura basica, como transporte, energia, comunicações, educação e sáude.

IBM – A internet das coisas – Brasil

Suas caracteristicas culturais, econômicas, sociais e geográficas criam contextos unicos, tornando absolutamente necessario uma visão analítica e holística para compreendermos seus desafios e propormos soluções específicas para se tornarem cidades inteligentes. Os desafios são imensos. Muitas cidades dispõem de uma infra-estrutura obsoleta e inadequada para sustentar seu crescimento populacional e econômico. Outras tem que criar a infra-estrutura, ainda praticamente inexistente. Por exemplo, estima-se que a China terá que criar 170 novos sistemas de transporte de massa até 2025. Os orçamentos são limitados. Mas, os avanços tecnológios tem permitido que as cidades busquem soluções diferentes e inovadoras para estes problemas. LITES. Iluminação pública inteligente baseada em LED para economia energética. A solução proposta pelo projecto apresenta um sistema de iluminação pública inteligente recorrendo a dispositivos de estado sólido, nomeadamente Díodos Emissores de Luz (LED, do inglês “Light Emitting Diode”), de forma a reduzir o consumo energético.

LITES. Iluminação pública inteligente baseada em LED para economia energética

A criação de produtos de tecnologia LED com inteligência integrada apresenta um potencial de poupança energética bastante significativo que pode atingir os 70%. O elemento central da solução reside no escurecimento activo e dinâmico da luz em função das condições ambiente. Um conjunto de sensores embutidos mede luz ambiente, temperatura, corrente e detecta movimento. Os dados de saída dos sensores são processados pela inteligência integrada permitindo uma melhor regulação dos níveis de luz. Durante a duração do projecto serão implementados 4 locais piloto com iluminação pública à base de LEDs, em que todos os factores de eficiência serão optimizados de forma a obter uma significante poupança energética.