background preloader

Cloud Computing / Computação em nuvem

Facebook Twitter

Empresas usam cloud para cargas de trabalho de missão crítica, aponta pesquisa - Especiais. Especiais Levantamento da VMware aponta que 67% dos entrevistados em seis países seguem essa estratégia, usando a nuvem para tarefas além de teste e desenvolvimento. Da Redação 05 de novembro de 2012 - 15h00 página 1 de 1 inShare1 Médias e grandes corporações já estão rodando cargas de trabalho de missão crítica em infraestrutura como serviço (IaaS), um dos modelos de cloud computing. “IaaS é adotada mais amplamente por empresas para aplicações e informações críticas para os negócios, indo além da fase de teste e desenvolvimento”, afirma Mathew Lodge, vice-presidente de serviços de nuvem da VMware. Segundo o levantamento, 70% dos atuais usuários de IaaS adotaram serviços de armazenamento na nuvem, seguidos por 58% que usam servidores na nuvem, e 53% que aproveitam serviços de recuperação de desastres na nuvem.

Além disso, serviço e suporte estão no topo da lista de critérios para escolher provedores de serviços de nuvem. Acompanhe o especial: Cloud Server - AbsamHost - Data center no Brasil. Windows Azure Free Trial: Try Windows Azure. Virtualização e Cloud Computing. Reboot09-CloudComputing-DarlanSegalin.pdf (objeto application/pdf) Cloud Computing - RedeHost. Cloud Computing Brazil.

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)? Introdução A expressão cloud computing começou a ganhar força em 2008, mas, conceitualmente, as ideias por trás da denominação existem há muito mais tempo.

O que é Cloud Computing (Computação nas Nuvens)?

Também conhecida no Brasil como computação nas nuvens ou computação em nuvem, a cloud computing se refere, essencialmente, à noção de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em computadores locais. Mas o que exatamente isso quer dizer? Por que o conceito é tão importante nos dias de hoje? Quais os seus benefícios? Entendendo a cloud computing (computação nas nuvens) Estamos habituados a armazenar arquivos e dados dos mais variados tipos e a utilizar aplicações de maneira on premise, isto é, instaladas em nossos próprios computadores ou dispositivos.

A principal vantagem do on premise está no fato de ser possível, pelo menos na maioria das vezes, utilizar as aplicações mesmo sem acesso à internet ou à rede local. Finalizando. Cloud computing: entenda este novo modelo de computação - Computação Corporativa. São Paulo - Saiba o que significa a expressão do momento em tecnologia e entenda os benefícios que ela trará a fornecedores e usuários. Cloud computing é a expressão do momento em tecnologia. Nomes de peso como Amazon, AT&T, Dell, HP, IBM, Intel, Microsoft e Yahoo já anunciaram planos e investimentos na área e o Gartner acaba de liberar um relatório que aponta o cloud computing como uma das três mais importantes tendências emergentes nos próximo três a cinco anos.

Mas se há um consenso de que esta é a hora do cloud computing, não é possível dizer que haja uma idéia definida comum do que realmente é a chamada computação em nuvem. As opiniões são variadas e um bom exemplo de que o conceito ainda está nublado é o divertido vídeo da fornecedora Joyent, que mostra personalidades notórias como o visionário da web 2.0, Tim O'Reilly, o editor-chefe da CNet, Dan Farber, e o co-fundador do Wodpress, Matt Mullenweg, dando visões bastante distintas sobre o tema. Desafios no ar. Terremark Cloud Computing Virtualized by VMware. Computação em nuvem. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Computação em nuvem

A nuvem (cloud) é o símbolo da Internet. O conceito de computação em nuvem (em inglês, cloud computing) refere-se à utilização da memória e das capacidades de armazenamento e cálculo de computadores e servidores compartilhados e interligados por meio da Internet, seguindo o princípio da computação em grade. 1 O armazenamento de dados é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de instalação de programas ou de armazenar dados.

O acesso a programas, serviços e arquivos é remoto, através da Internet - daí a alusão à nuvem.2 O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas.3 Corrida pela tecnologia[editar | editar código-fonte] Empresas como Amazon, Google, IBM e Microsoft foram as primeiras a iniciar uma grande ofensiva nessa "nuvem de informação" (information cloud), que especialistas consideram uma "nova fronteira da era digital".