background preloader

Recursos para aprendizagem da Língua Portuguesa

Facebook Twitter

Propostas em Língua Portuguesa da BNCC focam na gramática e nos gêneros digitais. Boa notícia para os professores de Português do Fundamental 1 e 2: a BNCC mantém muitos dos princípios adotados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs).

Propostas em Língua Portuguesa da BNCC focam na gramática e nos gêneros digitais

Um deles é a centralidade do texto e dos gêneros textuais. Isso quer dizer que o ensino de português precisa continuar contextualizado, articulado ao uso social da língua. No entanto, entre as duas décadas que separam os dois documentos, os estudos de linguagens evoluíram bastante. Da mesma forma, a sociedade também passou por profundas alterações, sobretudo por conta da ampliação do uso da tecnologia. A BNCC reflete esse avanço, que se manifesta, principalmente, em dois aspectos: a presença de textos multimodais – popularizados pela democratização das tecnologias digitais – e as questões de multiculturalismo – uma demanda política da contemporaneidade. Os campos de atuação são as áreas de uso da linguagem, na vida cotidiana.

A formulação se refere a duas atividades articuladas entre si: planejar e produzir a escrita. Dificuldade de aprendizagem na língua portuguesa. Síntese O presente trabalho insere-se no quadro do trabalho de licenciatura que todos os estudantes do Instituto Superior de Ciência de Educação (ISCED), após concluído o plano curricular devem cumprir com vista à obtenção do grau de licenciatura.

Dificuldade de aprendizagem na língua portuguesa

Em face disto, propusemo-nos a investigar, as «Dificuldades de Aprendizagem na dislexia e disgrafia no ensino de adulto III nível» no colégio Nossa Senhora da Conceição, em Benguela, cujos os propósitos previamente definidos levaram a escolha de uma metodologia que se destaca uma pesquisa do tipo descritiva. Durante a investigação e com a metodologia utilizada para a recolha de informação espelha da na aplicação dos inquéritos aos alunos e professores, bem como os testes aplicados nas aulas dadas através das fichas de observação individual para a dislexia e disgrafia possibilitou confirmar que existem alunos apresentando casos de dislexia e disgrafia no colégio Nossa Senhora da Conceição.

Introdução. Magda Soares discute como mediar o processo de aprendizagem da língua escrita - Entrevistas. Magda Soares, professora emérita da Faculdade de Educação (FAE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), é um dos maiores nomes na área de alfabetização e letramento, com ênfase em ensino-aprendizagem.

Magda Soares discute como mediar o processo de aprendizagem da língua escrita - Entrevistas

Além de sua inquestionável importância no cenário acadêmico, há 7 anos a especialista atua como consultora da rede municipal de educação da cidade mineira de Lagoa Santa, onde desenvolve um intenso trabalho ligado à formação de professores da rede pública. Entre seus livros, destacam-se os teóricos Alfabetização e letramento (São Paulo: Contexto, 2004), Português: uma proposta para o letramento (São Paulo: Moderna, 2002), Letramento: um tema em três gêneros (Belo Horizonte: Autêntica, 1998) e o autobiográfico Metamemória, memórias: travessia de uma educadora (São Paulo: Cortez, 1991).

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS. *Ana Virginia Napoleão de Sousa – Graduada em Letras – Especialista em Língua Portuguesa e Produção Textual anavircalvet@hotmail.com Sempre que se discute sobre Educação são citados os problemas que fizeram e fazem parte da crise do nosso regime de ensino e entre eles está presente o Ensino de Língua Portuguesa.

O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DOS GÊNEROS TEXTUAIS

Em muitas dessas discussões, nos congressos nacionais, entre mestres, doutores e especialistas da área, o que realmente volta a ser alvo de preocupações e questionamentos é o que ensinar e como ensinar português aos seus próprios nativos. Estes que a cada instante, assim como o restante da humanidade, descobrem e utilizam vários tipos de linguagem para comunicar-se, de forma que se façam entender e compreender o mundo no qual estão inseridos. Dessa maneira, um dos pontos de partida que aqui ressalto é fazer com que essas linguagens sejam concretamente utilizadas e ampliadas através de uma gama de gêneros textuais que temos disponíveis no cotidiano. P.7 e 8. Brasil. Linguagem. Repositório Institucional da UFPB: Objetos de aprendizagem para o ensino de língua portuguesa em repositórios brasileiros. Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social e educativa.

Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social e educativa Portuguese for all: learning the portuguese language as a facilitator of interculturality and social and educative inclusion Portugais pour tous: l’apprentissage de la langue portugaise en tant que facilitateur d’interculturalité et d’inclusion sociale et éducative Portugués para todos: el aprendizaje de la lengua portuguesa como facilitadora de la interculturalidad y de la inclusión social y educativa Marcelino Leal* & Isabel Sanches**

Português para todos: a aprendizagem da língua portuguesa como facilitadora da interculturalidade e da inclusão social e educativa

Uso de Objetos de Aprendizagem nas Aula de Língua Portuguesa. Do conto a Fotonovela Atividades: Ler o conto de “Felicidade Clandestina”.

Uso de Objetos de Aprendizagem nas Aula de Língua Portuguesa

Assistir aos trechos da adaptação cinematográfica da obra “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector. Ler exemplos de fotonovelas Produzir uma fotonovela baseada nesse conto. Objetivos Praticar a leitura em diferentes contextos. Encaminhamento Metodológico As atividades aqui propostas estão pautadas nas concepções Teóricas expressas nas Diretrizes Curriculares de Língua Portuguesa na qual compreende a leitura como um ato dialógico, interlocutivo, que envolve demandas sociais, históricas, políticas, econômicas, pedagógicas e ideológicas de determinado momento.

Desenvolvimento das Atividades 1. B) Perguntar o que compreendem pela expressão "Clandestino(a)". 3. O que o título "Felicidade Clandestina" sugere. Agora sim, apresentar o significado dicionarizado do termo "Clandestino(a)".adj. 1. 5. Importante: Deixar que as manifestações sejam espontâneas. 6.

O que é uma "Adaptação Cinematogŕafica" 6. Baixar o vídeo 7. Novo programa ajudará estudantes a melhorar desempenho em matemática e língua portuguesa. Educação básica Cumprir o que determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) no que diz respeito ao pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo é um dos objetivos do programa Novo Mais Educação, instituído pelo Ministério da Educação por meio de portaria publicada nesta terça-feira, 11.

Novo programa ajudará estudantes a melhorar desempenho em matemática e língua portuguesa

De acordo com a portaria, o programa dará prioridade a alunos que tenham mais dificuldades de aprendizagem e escolas com baixos indicadores educacionais. “Quase 50% das escolas brasileiras de ensino fundamental, nos anos finais, não alcançaram as metas estabelecidas pelo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb) em 2015”, disse o ministro da Educação, Mendonça Filho, ao destacar a importância de promover ações que mudem esse resultado. Ele ressaltou, também, que o Novo Mais Educação enfatiza principalmente disciplinas como português e matemática, que precisam estar muito bem aprendidas pelas crianças e jovens do Brasil. Os cinco ‘novos’ desafios para o ensino da língua portuguesa. A conferência do professor Dolz abriu o encontro na manhã de segunda-feira, 22 de junho. Ele também respondeu a perguntas dos participantes e de internautas que puderam vê-lo ao vivo em transmissão do Portal Escrevendo o Futuro. O pesquisador destacou a importância do trabalho com os gêneros textuais, como objetos integradores para o ensino da língua, e das sequências didática como as principais iniciativas para desenvolver este ensino.

Para ele, os novos desafios para o ensino da língua portuguesa se referem ao trabalho com texto/gênero; à forma de avaliar as produções e de trabalhar a textualidade; o de evitar a derivação técnica e, por fim, de como melhorar as intervenções dos professores. Aqui, o vídeo com a conferência foi dividido em três partes que podem ser assistidas separadamente. Para cada parte foi dado um título geral que remete à questão abordada pelo pesquisador. 1) Como orientar os professores, cujos alunos conseguem ler, mas não dominam a escrita? Português tem apenas 1,6% de aprendizagem adequada no Saeb. Ensino médio O Ministério da Educação divulgou, nesta quinta-feira, 30, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2017, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada à pasta.

Português tem apenas 1,6% de aprendizagem adequada no Saeb

O estudo demonstrou um ensino médio praticamente estagnado desde 2009, o que tem agregado muito pouco ao desenvolvimento cognitivo dos estudantes brasileiros. O ministro da Educação, Rossieli Soares, destacou que mesmo com algumas evoluções nas etapas dos anos iniciais e finais do ensino fundamental, o nível de aprendizagem médio do país ainda se situa no limite inferior do nível básico, conforme intepretação do MEC.