background preloader

Educação

Facebook Twitter

Una educación diferente - Programa 5 (Parte 1/3) Esqueça o mandarim. O latim é a chave do sucesso – Rafael Falcón. Texto original do The Spectator.

Esqueça o mandarim. O latim é a chave do sucesso – Rafael Falcón

Confessemos que encorajar crianças a aprender latim não parece a solução para nossa atual crise de competências. Qual o sentido da Filosofia na era do Twitter e do Google? - Educação - Aleteia: vida plena com valor. O jornal inglês The Guardian acaba de publicar uma profunda e necessária reflexão de Charlotte Blease sobre a utilidade da Filosofia nestes tempos em que os empregos começam a se automatizar e o conhecimento a se depreciar.

Qual o sentido da Filosofia na era do Twitter e do Google? - Educação - Aleteia: vida plena com valor

Tempos em que os ser humano precisa redescobrir o pensamento flexível para evitar a catástrofe. “E isso começa na escola”, disse Blease, que se baseia na seguinte opinião do presidente da Irlanda, Michael D. Higgins: “O estudo da Filosofia é uma das mais poderosas ferramentas que temos à nossa disposição para ensinar às crianças a atuar como sujeitos livres e responsáveis em um mundo cada vez mais complexo, interconectado e incerto.” “A Filosofia na sala de aula – disse Higgins – oferece o caminho ao humanismo e à construção de uma cultura democrática vibrante”. Em 2013, quando a Irlanda lutava contra os efeitos colaterais da crise financeira, Higgins lançou uma iniciativa em todo o país, chamando ao debate sobre o que os irlandeses valorizavam como sociedade. Qual o sentido da Filosofia na era do Twitter e do Google? - Educação - Aleteia: vida plena com valor.

15 livros que todo mundo deve ler antes de morrer. Livros.

15 livros que todo mundo deve ler antes de morrer

Paixão de uns, refúgio de outros; tanto para quem escreve como para quem lê. Há quem gostaria de ter mais horas no dia para poder ler mais, de tantas e tão célebras obras literárias já publicadas até hoje. + Veja toda a programação grátis de SP+ Saiba quais museus têm entrada franca em quais dias A tarefa de escolher apenas 15 livros obrigatórios é dificílima, mas o Guia da Semana elegeu e agora divide aqui. Veja a lista: Os Miseráveis – Victor Hugo Jean Valjean é condenado a trabalhos forçados por ter roubado um pão em um dia em que os filhos de sua irmã tinham fome. O Iluminado – Stephen King O livro conta a história de Jack Torrance e sua família. Jack, sua esposa Wendy e Danny se mudaram para o resort hotel Overlook, pois Jack começou a trabalhar como zelador de inverno.

90 livros para ler antes de morrer. Até o último dia em que você viver, haverá uma lista imensa de livros que podem ser lidos.

90 livros para ler antes de morrer

No site Universia Brasil existem mais de 90 clássicos da literatura mundial. Tudo de graça, prontos para o download. Na lista, obras como "Madame Bovary", de Gustave Flaubert; "Fausto", de Goethe; "A Divina Comédia", de Dante Alighieri e muito mais. Veja a lista completa no site da Universia. Os 100 Melhores Livros para Adolescentes [NPR] Bem, essa lista divulgada pelo site NPR em agosto tem uma aparência bastante estranha e questionável.

Os 100 Melhores Livros para Adolescentes [NPR]

Além de ser, primeiramente, norte-americana [é claro que pessoas do mundo inteiro participaram, mas, como o site é da terra do Tio Sam, nada mais natural do que ter uma supremacia yankee]. E como possuiu grande repercussão, decidi trazê-la para cá, assim posso discuti-la melhor [visto que muitos leitores me enviaram perguntando o que eu achava etc]. 15 livros que seu filho adolescente deve ler (mesmo que você não queira) É possível que o pesadelo de alguns pais seja ver sua filha adolescente lendo o polêmico Lolita, de Nabokov.

15 livros que seu filho adolescente deve ler (mesmo que você não queira)

Ou talvez se pareça mais com esse instante, eterno e torturante, em que seu rebento, ainda menor de idade, pede um exemplar do transgressor Mulheres, de Bukowski. O que vem a seguir, certamente, é um olhar martirizado para o calendário, perguntando-se em que momento esse sangue do seu sangue deixou de lado aqueles livros cheios de ilustrações, e depois uma pequena pontada de alegria, porque ele pertence a essa comunidade de jovens que se interessam pela leitura. Nesse ponto é que surge o dilema: com que idade se deve ler Kerouac? A má notícia é que não há respostas absolutas.

“A questão não é tanto a idade, e sim o grau de maturidade”, diz Marisol Salazar Ego-Aguirre, chefa do departamento de Língua e Literatura do Colégio Lourdes de Madri. 50 livros que todo jovem DEVE LER. A leitura é uma das atividades que mais tem o poder de mudar opiniões e valores.

50 livros que todo jovem DEVE LER

Por isso, para jovens que ainda estão em processo de formação e conhecendo o mundo, existem alguns livros que podem ser importantes para o momento em que eles estão. Confira a lista de 50 obras que todo jovem deve ler e baixe algumas delas gratuitamente: Leia também:» 6 livros para ler antes de começar a graduação» Confira os 100 livros mais desejados pelos usuários do Skoob e baixe alguns gratuitamente» Infográfico: conheça os 10 livros mais traduzidos de todos os tempos 1 - O Grande Gatsby. Imprima. Foto: Dercilio Um desenho feito com uma só cor tem muito valor e significado, mas não há como negar que a introdução de matizes e tonalidades amplia o conteúdo e a riqueza visual.

Imprima

Foi a favor da diversidade e pensando no direito de todos de aprender que a Lei nº 7.853 (que obriga todas as escolas a aceitar matrículas de alunos com deficiência e transforma em crime a recusa a esse direito) foi aprovada em 1989 e regulamentada em 1999. Perguntas Frequentes - Central de Atendimento. FAQ - Perguntas mais frequentes Assuntos Disponíveis Diretor de Escola Dirigente Regional de Ensino.

Perguntas Frequentes - Central de Atendimento

Tdah - transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Prezada Dra.

tdah - transtorno de déficit de atenção e hiperatividade

Cleide Heloisa, Tenho um filho adolescente, que é portador de Transtorno de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Ele recentemente passou, junto comigo, por situações degradantes e desagradáveis que poderiam ter sido evitadas, tivessem, seus professores e demais membros educacionais da escola, tido formação para uma educação inclusiva. Ele estuda em uma escola pública, e apesar da escola ter conhecimento de sua dificuldade, não ofereceu as condições especiais necessárias ao aluno, reprovando-o. TDAH e a Lei de Inclusão. O Plenário do Senado aprovou com unanimidade ontem (10/06/2015) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (PL 7699/06, antes conhecido como Estatuto da Pessoa com Deficiência). Agora ela segue para a sanção da presidência. Entre outras medidas, o texto define o que é considerado deficiência e prevê atendimento prioritário em órgãos públicos para as pessoas com deficiência, além de dar ênfase nas políticas públicas.

A proposta trata de vários aspectos do cotidiano da pessoa com deficiência, como o acesso ao transporte, à moradia, educação e trabalho. Essa é uma grande conquista para toda a população, mas muitas dúvidas surgem em relação à contemplação ou não, nessa lei, das pessoas com transtornos do neurodesenvolvimento, como é o caso do TDAH.

Inclusão promove a justiça. MARIA TERESA EGLÉR MANTOAN "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro". Foto: Kaka Bratke Uma das maiores defensoras da educação inclusiva no Brasil, Maria Teresa Mantoan é crítica convicta das chamadas escolas especiais. O que é inclusão escolar? - Artigos de Educação e Pedagogia. Inclusão escolar é acolher todas as pessoas, sem exceção, no sistema de ensino, independentemente de cor, classe social e condições físicas e psicológicas. O termo é associado mais comumente à inclusão educacional de pessoas com deficiência física e mental.

Recusar-se a ensinar crianças e jovens com necessidades educacionais especiais (NEE) é crime: todas as instituições devem oferecer atendimento especializado, chamado de Educação Especial. No entanto, o termo não deve ser confundido com escolarização especial, que atende os portadores de deficiência em uma sala de aula ou escola separada, apenas formadas de crianças com NEE. Isso também é ilegal. O artigo 208 da Constituição brasileira especifica que é dever do Estado garantir "atendimento educacional especializado aos portadores de deficiência, preferencialmente na rede regular de ensino", condição que também consta no artigo 54 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). Educar não é adestrar. Leandro Karnal 21 Agosto 2016 | 03h00 Somos dominados pela cultura da performance. O conteúdo está em alta, especialmente o de imediata aplicação. O vestibular tornou-se um vórtex e o ingresso em centros de excelência virou meta familiar, pois todos ficam envolvidos emocionalmente no esforço dos jovens.

Práticas Educacionais Inovadoras – Palestras, Cursos, Consultoria e Coaching.