background preloader

International Development

Facebook Twitter

OpenIDEO - Home. USP e MIT levam inovação tecnológica à comunidade carente. A tampa dos poços foi feita com restos de madeira de construção e plástico As primeiras ações de uma parceria envolvendo o Laboratório de Sustentabilidade (LASSU) da Escola Politécnica (Poli) da USP e o MIT D-Lab (Design Lab), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês), acabaram de ser entregues para os moradores da comunidade Zé Mineiro, em Embu, na Grande São Paulo. O projeto tem por objetivo desenvolver tecnologias apropriadas para o atendimento de necessidades de comunidades de baixa renda e de projetos sociais. Os moradores da comunidade Zé Mineiro receberam, no último dia 15 de janeiro, tampas para os poços de água que servem a comunidade; bombas d’água; arquibancada coberta para o campo de futebol e um playground para crianças.

A professora Tereza Cristina Carvalho, coordenadora do LASSU, explica que não há água encanada no local e o recurso é conseguido através de poços caseiros feitos pelos moradores. D-Lab Brazil: shelter, water pump, chlorination and playground | D-Lab. Amit Ghandi, D-Lab Brazil trip leader reports as the team they wrap up their part in Sao Paulo: It has been a while since our last trip update, but it's because we've all been working so hard that we haven't really had the time to stop and take a break. We are wrapping up the Sao Paulo portion of our trip this weekend, and after getting some rest, we are flying out to Manaus for the second part of our trip. It's hard to even start talking about all that we've done over the past week because so much has happened. We have gone from a team of strangers from MIT, USP (Universidade de Sao Paulo), UFSCAR (Universidade Federal de Sao Carlos), Familia Ines (our NGO community partner), and Caos Focado (a design group) to a close-knit family in such a short amount of time.

Over the past week and a half our teams have been working on four projects: a soccer field shelter, a water pump, a well cover/chlorination educational workshop, and a chlidren's playground. Estudantes dos EUA passam verão no Brasil com aulas e trabalho social - notícias em Vestibular e Educação. Estudantes de universidades top dos Estados Unidos estão interessados em estudos e trabalho no Brasil. Na última semana, um grupo da Universidade Harvard, considerada a melhor do mundo, desembarcou no país para aprender português e fazer trabalho social. Outro grupo chegou do conceituado Massachusetts Institute of Technology (MIT) para conhecer uma favela e desenvolver projetos sustentáveis que melhorem a vida dos moradores locais.

Estudante de Harvard brinca com crianças de ONG em Florianópolis (Foto: Divulgação) O interesse de estudantes, professores e pesquisadores estrangeiros pelo Brasil cresce com o desenvolvimento econômico e a proximidade das Olimpíadas e da Copa do Mundo no país, segundo o gerente do escritório da Universidade Harvard em São Paulo, Tomás Galli de Amorim. O grupo está em Florianópolis, onde estuda pela manhã e trabalha à tarde na colônia de férias da ONG Cedep, no bairro Monte Cristo. Jd Santo Antônio recebe soluções em Embu- Notícias -Jornal Na Net. Por Karen Santiago | 20/01/2011 DivulgaçãoParque de diversão foi uma das soluções desenvolvidas Após buscar, discutir e avaliar os problemas do bairro Santo Antônio, em Embu das Artes, os integrantes do Projeto intitulado como Santo Antônio apresentaram no último sábado, dia 15, os resultados do trabalho realizado em 15 dias. A comunidade ganhou um "parquinho para crianças (playground)", melhorias no campo de futebol, um guia para o tratamento de água, manuais e protótipos para a confecção de uma tampa para poços e uma bomba d’água.

Os projetos que foram apresentados para a comunidade ocorreu em duas etapas: no campo de futebol onde foi demonstrado o "parquinho para crianças", as melhorias no campo de futebol e também na comunidade Zé Mineiro onde foram demonstrados os restantes dos projetos. De acordo com Miguel, o objetivo mais importante do projeto é trabalhar com os moradores da comunidade e não trabalhar para as pessoas da comunidade. Unidade Sto. Antônio de Embu recebe ajuda- Notícias -Jornal Na Net. Por Karen Santiago | 10/01/2011 Karen SantiagoIntegrantes do projeto visitaram moradores e ouviram suas queixas Visando encontrar soluções para os problemas de Moradia, Energia, Lazer e Água do bairro Santo Antônio em Embu das Artes, um grupo de cerca de 40 pessoas, estão reunidos desde a última quinta-feira, 6 de janeiro, até sábado dia 15, no município. O grupo formado por moradores, estudantes das universidades UFSCAR, USP e MIT dos EUA visita as residências, anota os problemas e discutem na sede da Ong Família Inês as possíveis soluções para aquele bairro.

Os problemas são levantados e discutidos em sub-grupos divididos em cada tema a ser solucionado em curto prazo. “Os estudantes de engenharia da MIT realizam esse trabalho de parceria em diversos países, no período de um semestre. Os problemas e soluções são específicos para cada bairro visitado, como o Zé Mineiro e Morumbi II. Os problemas foram divididos por grupos. Grupos se reuniram para debater os problemas em cada bairro. Projeto Santo Antonio. Confecção das soluções O grupo responsável pelo tratamento de água, continuou o aprofundamento da sua pesquisa e percebeu que a educação sobre o assunto era escassa: apesar de o governo prover os moradores com uma solução de cloro, pouco sabiam usá-la e pouco protegiam a água de seus poços. Essas foram as duas frentes que o grupo decidiu atacar.

Fizeram brainstorm sobre possíveis soluções e matrizes de decisão para selecionar a melhor solução. The group responsible for water treatment, continued to deepen its research and realized that education on the subject was scarce, despite the government to provide residents with a chlorine solution, knew little and just use it protected the water from his wells. These were the two fronts that the group decided to attack. Did brainstorm about possible solutions and decision matrices to select the best solution. 1.Não há lugares para sentar 2.Não há cobertura contra a chuva 3.Não há banheiro 4.A bola cai nas valetas ou córregos em volta do campo. Projeto Santo Antonio 2011 - Santo Antonio - Álbuns da web do Picasa.