background preloader

Linux

Facebook Twitter

The Code Linux - Legendado pt-br. Official Installation Guide. O Ubuntu como servidor - Ubuntupedia. Navegando pela Net: Montando outro Servidor Ubuntu do Zero. Dia 3 de outubro de 2007 comecei este blog quando me aventurei a instalar um servidor ubuntu com as seguintes características:administração remota com algumas ferramentas disponíveis como: webmin, phpMyAdmin, phpMyLdapAdmin, Swat e outras que estiverem disponíveis e forem úteis ao meu propósito acesso via putty externo servidor samba servidor ldap servidor apache servidor de email servidor Web-Dav servidor Ftp servidor aMule interno servidor Asterisk servidor Impressão PDF servidor MySql servidor uPnP e Streaming de audio e video servidor vmWare dentre outros aplicativos ....

Navegando pela Net: Montando outro Servidor Ubuntu do Zero

Durante este processo, fiz e refiz uma porção de configurações e utilizei este blog como uma maneira de registrar as informações que fui garimpando pela internet para realizar estas tarefas. Não imagino que o processo de aprendizagem terminou mas vou colocar nesta postagem uma série de passos que vou seguir para refazer o servidor em questão pela enésima vez. Passo 1 - Instalar o Ubuntu. Como instalar um LEMP no Ubuntu Precise 12.04.

No Pplware já disponibilizamos vários artigos que ensinam a transformar uma máquina Linux num servidor LAMP (Linux + Apache + MySQL + PHP).

Como instalar um LEMP no Ubuntu Precise 12.04

Basicamente um LAMP é um conjunto de serviços sobre Linux, que nos permitem criar um verdadeiro servidor Web (Apache2 – para colocar conteúdos online como por exemplo sites, plataformas como wordpress, Joomla, wikis, etc) com suporte para a linguagem de programação PHP e para o serviço de base de dados MySQL. Semelhante ao um LAMP podemos transformar a nossa máquina linux num LEMP (Linux + Enginx + MySql + PHP (ou Perl/Python), sendo que a única diferença é a substituição do Apache pelo Enginx (vulgarmente conhecido com Nginx. Nginx O Nginx é um servidor HTTP (Web) gratuito, open-source e com alta performance.

O Nginx foi desenvolvido pelo programador russo Igor Sysoev em 2005, e tinha como principal objectivo ser um servidor estável, simples de configurar e que necessitasse de poucos recursos ao nível de hardware.