background preloader

Transmedia_pt

Facebook Twitter

Pierre Lévy - Pierre Lévy: a revolução digital só está no começo. "É absurdo imaginar que um instrumento que aumenta os poderes da linguagem em geral pudesse favorecer somente a verdade, o bem e o belo.

Pierre Lévy - Pierre Lévy: a revolução digital só está no começo

É preciso sempre perguntar: verdadeiro para quem? Belo para quem? Bem para quem? Comunicação Mais Eficaz. CERTIFICAÇÃO com James McSill 28, 29 e 30 de Março 2014 PORTO – Leça do Balio – Life Training – Centro Empresarial Lionesa.

Comunicação Mais Eficaz

Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas - Ensino Superior Unicamp. Este artigo concentra-se nas contribuições da narrativa transmídia para o "letramento midiático", dentro de um cenário que envolve a gamificação do campo educacional e no qual as novas gerações utilizam suas habilidades de storytellers (contadores de histórias), adquiridas pelo método de leitura crítica e escrita criativa, para desdobrar mundos de histórias a partir de uma narrativa canônica.

Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas - Ensino Superior Unicamp

Neste contexto, fan fiction são produzidas pelo processo de colaboração e interação, num ambiente de compartilhamento de histórias, enquanto o aspecto lúdico dos games concorre para a gamificação do campo educacional. Os jogos representariam um dos melhores sistemas de motivação para resolução de problemas. Quando incorporados à educação, potencializariam o desempenho dos alunos e tornariam a dinâmica do aprendizado mais envolvente e colaborativa Introdução O conteúdo midiático, uma vez que é remixado, oferece uma realidade alternativa sobre o que a comunidade de fãs pode falar ou fazer. Storytelling e Transmídia. Última atualização: 31/12/2013 Ainda que esse blog não seja monotemático, é bastante provável que você tenha chegado até aqui em busca de material sobre storytelling e transmídia, temas sobre os quais eu palestro e dou aulas.

Storytelling e Transmídia

Para facilitar sua vida, resolvi organizar todos os posts desse blog isso. Eles estão divididos em sub-temas e classificados pela data mais recente de publicação. Aproveitem! ÍNDICE1. 1.4 Storytelling e ciênciaComo você sente afeta o que você fazComo as histórias nos afetam quimicamente? TravelPlot. TravelPlot Porto Credits Thank you Maria Nazaré Ferreira, Bruno Ferreira, Família Vaz, Família Casinha, Família Teixeira Mendes, Fernando Gamboa, Família Barbosa, Ester Ferreira, Rui Santos, partners of TravelPlot Porto and everybody that helped this project to become a reality.

TravelPlot

Soraia Ferreira TravelPlot Porto Transmedia Producer / Story Architect / Writer Soraia Ferreira is currently a Digital Media PhD Research Fellow at UT AustinIPortugal Program - International Collaboratory for Emerging Technologies (CoLab), at Engineering Faculty of University of Porto, researching location based transmedia storytelling in tourism. She is also a researcher at INESC TEC (formerly INESC Porto). Soraia holds a Cinema Studies Masters from Lusófona University in Lisbon and a Business Administration Degree from the Catholic Portuguese University in Porto.

Soraia started her career in Los Angeles as the personal assistant to the president of Hyde Park International. Transmedia Storytelling. A narrativa transmídia como instrumento de mediação pedagógica: o papel do professor no contexto das novas tecnologias. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), notadamente a partir dos anos 90, causaram um impacto significativo na maneira pela qual as pessoas buscam, distribuem e compartilham informações – afetando, por conta disso, vários aspectos das estruturas sociais.

A narrativa transmídia como instrumento de mediação pedagógica: o papel do professor no contexto das novas tecnologias.

Com essa mudança, o modelo de escola e de educação tradicional tornou-se ultrapassado, ou pelo menos insuficiente para garantir bons níveis de atenção de um público cada vez mais digitalizado e acostumado à convergência de mídias. É preciso trazer para a área pedagógica essas novas tecnologias, como afirma Moran: Uma das reclamações generalizadas de escolas e universidades é de que os alunos não agüentam mais nossa forma de dar aula. Os alunos reclamam do tédio de ficar ouvindo um professor falando na frente por horas, da rigidez dos horários, da distância entre o conteúdo das aulas e a vida. Muitas são as tentativas para que a Educação acompanhe estes novos paradigmas na forma de lidar com a informação.

Segundo Levy. Narrativa transmídia e a Educação: panorama e perspectivas - Ensino Superior Unicamp. Este artigo concentra-se nas contribuições da narrativa transmídia para o "letramento midiático", dentro de um cenário que envolve a gamificação do campo educacional e no qual as novas gerações utilizam suas habilidades de storytellers (contadores de histórias), adquiridas pelo método de leitura crítica e escrita criativa, para desdobrar mundos de histórias a partir de uma narrativa canônica. Neste contexto, fan fiction são produzidas pelo processo de colaboração e interação, num ambiente de compartilhamento de histórias, enquanto o aspecto lúdico dos games concorre para a gamificação do campo educacional. Os jogos representariam um dos melhores sistemas de motivação para resolução de problemas.

Quando incorporados à educação, potencializariam o desempenho dos alunos e tornariam a dinâmica do aprendizado mais envolvente e colaborativa Introdução O conteúdo midiático, uma vez que é remixado, oferece uma realidade alternativa sobre o que a comunidade de fãs pode falar ou fazer.