background preloader

Linguagem

Facebook Twitter

Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto. Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Foi apresentado no Mindelo, Cabo Verde, no passado dia 15 de Fevereiro, o livro de Margarida Santos, Aprender o Português, do qual foram publicados cinco mil exemplares com o apoio da Escola Superior de Educação do Instituo Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC].

Instituto Politécnico de Viana do Castelo

Este manual, dirigido a professores e alunos cabo-verdianos, é o resultado de uma “investigação iniciada no âmbito do projecto de inovações pedagógicas que tinha como ponto focal em Língua Portuguesa a Escola de Formação de Professores do Ensino Básico do Mindelo (Cabo Verde), desenvolvido e consolidado com os projectos de alfabetização «Continuar a ser Criança um e dois». O manual estrutura-se tendo em conta as áreas do saber: ouvir, ler escrever, respeitando a identidade sociocultural das crianças e promovendo o combate ao insucesso escolar na primeira fase de escolaridade, como apelam o projecto de Revisão Curricular Cabo-verdiano e as Metas de Dakar. Linguagem e pensamento. Nu ben papia na skola - Vamos conversar na escola. Breve história O conjunto de páginas web qe se apresentam sob este endereço, bem como o CD-ROM Vamos conversar na escola – Nu ben papia na skola (a lançar brevemente) resultam da actividade do projecto de investigação-acção, com o mesmo nome, que decorreu entre 2002 e 2005, com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian, no âmbito do Programa de apoio a projectos de pesquisa no domínio educativo.

Nu ben papia na skola - Vamos conversar na escola

O projecto de investigação-acção Vamos conversar na escola – Nu ben papia na skola surgiu por iniciativa de docentes da Escola Superior de Educação João de Deus e contou com colaboradores de instituições de formação de professores como a Faculdade de Letras de Lisboa, a Escola Superior de Educação de Setúbal e o Instituto Pedagógico do Mindelo (Pólo do Instituto Pedagógico com sede na Cidade da Praia, Cabo Verde). A iniciativa dos docentes foi influenciada pelos encontros com colegas de países europeus, através da colaboração em parcerias apoiadas pelo Programa Sócrates e Comenius, desde 1998. 1.