background preloader

Psicopedagogia

Facebook Twitter

Coleção de páginas para as aulas

Appsparaeducacao. 201_hiddenobjectsgamemx.pdf. Curso Online de Método Montessoriano. Rosangela.Aprendizagem: Alfabetização MATEMÁTICA. TECNOLOGIA X METODOLOGIA. Objetos de Aprendizagem. Redes-sociais. 4 ferramentas on-line para estudar para o Enem. Faltam três meses para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que será realizado nos dias 8 e 9 de novembro.

4 ferramentas on-line para estudar para o Enem

Com a proximidade da prova, contar com a ajuda de ferramentas on-line pode ser uma boa opção na hora de revisar os conteúdos. Para ajudar os estudantes que estão nessa fase, o Porvir separou uma lista com dicas de quatro plataformas que ajudam na elaboração de um roteiro de estudos personalizado. Entre as plataformas selecionadas, três são gratuitas e uma funciona com um plano de assinatura mensal. As ferramentas promovem diagnósticos do desempenho do estudante em diversas disciplinas e indicam os tópicos que ele apresenta mais dificuldade. Com base nesses dados, o aluno tem conhecimento sobre os conteúdos que precisa se dedicar mais. 1.

Utilizando tecnologias de aprendizado adaptativo, a ferramenta gratuita promove um teste inicial que identifica as principais dificuldades e níveis de proficiência do estudante. Curso trata dos dispositivos móveis na educação. ‘Escola com o Celular’ irá capacitar professores para usar tecnologia como estratégia para trabalhar conteúdos de meio ambiente De vilão para aliado.

Curso trata dos dispositivos móveis na educação

Passou o tempo em que o uso de aparelhos móveis era considerado um problema dentro da sala de aula. De acordo com o estudo Mobile Learning Week, divulgado pela Unesco, os professores podem ter pelo menos 13 bons motivos para usar o celular como ferramenta educacional. Ferramentas interativas auxiliam na alfabetização. No dia 8 de setembro, é celebrado o dia internacional da alfabetização, instituído pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), em 1967, com o objetivo de despertar a consciência internacional em relação ao tema.

Ferramentas interativas auxiliam na alfabetização

Atualmente, o aprendizado e o desenvolvimento da habilidade de leitura e escrita tem como novo aliado algumas ferramentas digitais. A revista norte-americana Edweek, especializada em educação, identificou quatro tendências na alfabetização atual: interação, ambientes personalizados, criação de histórias e envolvimento dos pais (leia matéria no Porvir). Se antes os instrumentos utilizados se resumiam a lápis e cartilhas, hoje existem inúmeros recursos como jogos, aplicativos, livros multimídia e ambientes digitais de aprendizagem. Para a educadora Renata Aquino, doutora e pesquisadora de tecnologias na educação na PUC-SP, existe uma necessidade de integrar o uso de recursos tecnológicos na escola, inclusive no processo de alfabetização.

4 tendências para a alfabetização nos dias de hoje. TECNOLOGIA DE ENSINO E TECNOLOGIA ASSISTIVA NO ENSINO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL. SOFTWARE RACHAKUKA: definindo uma tecnologia assistiva para deficientes mentais. Oliveira. Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem. Plasticidade cerebral O cérebro se modifica em contato com o meio durante toda a vida A interferência do ambiente no sistema nervoso causa mudanças anatômicas e funcionais no cérebro.

Neurociência: como ela ajuda a entender a aprendizagem

Assim, a quantidade de neurônios e as conexões entre eles (sinapses) mudam dependendo das experiências pelas quais se passa. Antes, acreditava-se que as sinapses formadas na infância permaneciam imutáveis pelo resto da vida, mas há indícios de que não é assim. Nos anos 1980, um estudo pioneiro do neurocientista norte-americano Michael Merzenich, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, demonstrou que o cérebro de macacos adultos se modificava depois da amputação de um dos dedos da mão.

A influência do meio, para Vygotsky "A cognição se constitui pelas experiências sociais, e a importância do ambiente nesse enfoque é fundamental. 6030abd204.pdf. 685ef5af57.pdf. Lynn Alves. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais - EDMEA SANTOS, Edméa Santos e Lynn Alves (org.), LYNN ALVES. #4 – A plasticidade cerebral tecnológica. Versão 1.0 – 05.08.13.

#4 – A plasticidade cerebral tecnológica

# 3 – Plasticidade cerebral, poder e tecnologias cognitivas. O Que é Plasticidade Cerebral? O Que é Plasticidade Cerebral ?

O Que é Plasticidade Cerebral?

Autora: Daniela Cunha Agonilha Plasticidade cerebral é a denominação das capacidades adaptativas do SNC – sua habilidade para modificar sua organização estrutural própria e funcionamento. É a propriedade do sistema nervoso que permite o desenvolvimento de alterações estruturais em resposta à experiência, e como adaptação a condições mutantes e a estímulos repetidos. Este fato é melhor compreendido através do conhecimento do neurônio, da natureza das suas conexões sinápticas e da organização das áreas cerebrais. A cada nova experiência do indivíduo, portanto, redes de neurônios são rearranjadas, outras tantas sinapses são reforçadas e múltiplas possibilidades de respostas ao ambiente tornam-se possíveis. Uso das novas tecnologias em sala de aula - Educação e Mídia. Grupo A » Revista Pátio » Conteúdo exclusivo » O uso das tecnologias na educação.

No contexto escolar atual, é impensável fazermos algumas tarefas sem a ajuda de um computador.

Grupo A » Revista Pátio » Conteúdo exclusivo » O uso das tecnologias na educação

Pilhas de cadernos, agendas e planilhas de papel foram substituídas por arquivos no computador, que facilitam o fechamento de notas, o controle de presenças, a emissão do histórico dos alunos, etc. Provas são ricamente elaboradas com o uso de softwares, internet e editores de texto. Chega um momento, porém, em que a presença de alguns recursos tecnológicos deve deixar de ser imprescindível apenas no espaço administrativo e ocupar seu lugar onde será mais útil e mais ricamente aproveitada: a sala de aula. Os recursos tecnológicos na escola É evidente a insatisfação dos alunos em relação a aulas ditas "tradicionais", ou seja, aulas expositivas nas quais são utilizados apenas o quadro-negro e o giz. O aprender por aprender já não existe: hoje, os alunos precisam saber para que e por que precisam saber determinado assunto. Práticas pedagógicas e tecnologias digitais - EDMEA SANTOS, Edméa Santos e Lynn Alves (org.), LYNN ALVES.

Www.santoangelo.uri.br/stin/Stin/trabalhos/11.pdf. Oliveira. Jogos_eletronicos.doc - Documentos Google. Revistapan5.dominiotemporario.com/revista_pandora/filosofia_34/alzeni.pdf. Www.santoangelo.uri.br/stin/Stin/trabalhos/11.pdf. Senid.upf.br/2014/wp-content/uploads/2014/Artigos_Resumidos_1920/123285.pdf. ESTRESSE INFANTIL E O CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DA TELEVISÃO: um desafio para o desenvolvimento cognitivo e emocional. Os impactos da tecnologia no desenvolvimento sensório-motor das crianças do mundo de hoje. Impacto da tecnologia no desenvolvimento infantil. Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço - Magic Blog.

“O mundo não precisa formar mais gente que pense igual aos outros, precisa de gente que pense diferente.”

Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço - Magic Blog

(Denis Russo). Em linhas gerais, é essa a frase que resume a geração Alpha, aquela dos que nasceram depois do ano 2010. Mas você sabe qual é a diferença entre essa e as outras gerações? A interação com a tecnologia desde muito cedo é o grande diferencial ao compararmos com as outras gerações ­- em específico a Y e a Z, que já tinham acesso à tecnologia, porém de uma forma menos intensa. Observe no gráfico a seguir a divisão das gerações Baby Boomers (nascidos entre o fim da 2ª Guerra Mundial e os anos 1960) até a Alpha. O acesso dessa nova geração à informação é totalmente diferente do que aconteceu com as anteriores. Menina de 9 anos cria mídia social. Alexandra Jordan, de apenas 9 anos, impressionou o mundo ao desenvolver uma nova mídia social com o objetivo de combinar horários para brincar com outras crianças.

Menina de 9 anos cria mídia social

O site, batizado de Super Fun Kid Time, foi apresentado na TechCrunch Disrupt 2013, conferência anual de tecnologia organizada pelo site TechCrunch em São Francisco, nos Estados Unidos, que ocorreu no último fim de semana. Segundo a garota, que teve o incentivo do pai Richard Jordan para elaborar o site, o objetivo atende a nova geração que está cada vez mais conectada à internet, mas encontra empecilhos para se cadastrar em sites de relacionamento como o Facebook, que não aceitam internautas com menos de 13 anos de idade.

Geração Alpha é mais inteligente. Crianças nascidas depois de 2010, a chamada nova geração, são, de fato, mais evoluídas, acreditam especialistas Já passamos pela geração X, Y e Z.

Geração Alpha é mais inteligente

Agora, é a vez da Alpha. Nunca ouviu falar? Uso de ‘tablets’ e ‘smartphones’ por crianças deve ser monitorado - Reproduzido do Globo.com, 25/12/2013; título original: “Uso de tablets e smartphones por crianças deve ser monitorado pelos pais, dizem pediatras”; intertítulos do OI. Www.scielo.gpeari.mctes.pt/pdf/rpe/v21n1/v21n1a06.pdf. v21n1a06.pdf. Www.uabrestingaseca.com.br/insight/artigos/tecnologia_ludico.pdf. Jogos_eletronicos.doc - Google Docs. Tecnologia computacional e desenvolvimento cognitivo: estudo de caso na ... - Carmen Cristina Rodrigues Schffer. O A PRIMEIRA INFÂNCIA TEM IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO AO LONGO DA VIDA. A primeira infância é a fase mais importante para o desenvolvimento integral ao longo da vida. O desenvolvimento biológico do Cérebro, é muito influenciado pelo ambiente em que a criança vive durante os primeiros anos de vida, as primeiras experiências influenciam a saúde, educação e participação econômica para o resto da vida.

Segundo a World Health Organization todo ano, mais de 200 milhões de crianças menores de cinco anos de idade não conseguem atingir seu potencial cognitivo e social. Existem maneiras simples e eficazes para que as famílias e responsáveis possam garantir o desenvolvimento da criança, durante a primeira infância (a partir do período pré-natal até oito anos de idade), as crianças passam por um rápido crescimento, que é altamente influenciado pelo seu ambiente. Psicologando: IMPACTO DA TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM DA CRIANÇA. Qual o impacto da tecnologia no desenvolvimento do pensamento e da linguagem na criança ?

Para responder ao questionamento iremos dissertar através de alguns autores, para adquirir subsídios, que nos dará o respaldo necessário a uma conclusão final. Tecnologia e desenvolvimento cognitivo infantil. Psicopsiche. Planeta Sensorial: Os impactos da tecnologia no desenvolvimento sensório-motor das crianças do mundo de hoje.

Geração Alpha: conectados com a tecnologia desde o berço - Magic Blog. Menina de 9 anos cria mídia social.