background preloader

Outras Escolas

Facebook Twitter

Destino Educação: Escolas Inovadoras. Destino Educação: Escolas Inovadoras. Destino Educação: Escolas Inovadoras. Destino Educação: Escolas Inovadoras. Bem-vindo à terra do nunca - Colabora. Escondido entre as árvores centenárias de um bosque, em Nervesa di Battaglia, no norte da Itália, encontra-se o Ai Pioppi, o primeiro parque de diversões no mundo que funciona sem energia elétrica.

Bem-vindo à terra do nunca - Colabora

Construído pelas mãos do simpático e sonhador nonnino Bruno Ferrin, de 79 anos, o parque, na sua simplicidade, proporciona aos grandes e pequenos a possibilidade de redescobrir o prazer de brincar. Gostaria de voltar a ser criança para brincar eternamente. Minha alegria hoje é saber que proporciono momentos de plena felicidade aos pequenos, mas aos grandes também.

Um lugar onde nada é proibido, a entrada é gratuita e o único aviso existente pede para que os visitantes informem se encontrarem algum brinquedo quebrado. O parque ocupa uma área de 30 mil metros quadrados e possui cerca de 50 atrações. Reggio Emilia: uma cidade educadora da primeira infância - Portal Aprendiz. “A criança temuma centena de línguas(E cem cem cem mais)mas eles roubam 99.A escola e a culturaao separar a cabeça do corpo.Dizem-lhe:pensar sem as mãosfazer sem cabeçapara ouvir e não falarde compreender sem alegriade amar e de maravilhar-sesó na Páscoa e no Natal.Dizem-lhe:para descobrir o mundo que já está láe do cemeles roubam 99”(Loris Malaguzzi, “As Cem Linguagens das Crianças”) Os moradores da cidade de Reggio Emilia, no norte da Itália, hoje com 170 mil habitantes, encontraram, após a II Guerra Mundial, uma cidade de escombros e junto dela, a necessidade de reconstruir suas vidas.

Reggio Emilia: uma cidade educadora da primeira infância - Portal Aprendiz

Em Israel, a Escola Democrática de Hadera vê o respeito à liberdade como elemento pedagógico estruturante. Iniciativa: Escola Democrática de Hadera Pública ou privada: pública Descrição: “A escola não confere liberdade aos seus estudantes, ao contrário, ela não nega a liberdade que nasce junto com cada pessoa.

Em Israel, a Escola Democrática de Hadera vê o respeito à liberdade como elemento pedagógico estruturante

Reggio Emilia: escolas feitas por professores, alunos e familiares. A criança é feita de cem.

Reggio Emilia: escolas feitas por professores, alunos e familiares

/A criança tem cem mãos/ cem pensamentos/ cem modos de pensar/ de jogar e de falar./ Cem sempre cem/ modos de escutar/as maravilhas de amar. Cem alegrias/ para cantar e compreender. /Cem mundos/ para descobrir./ Cem mundos/ para inventar./ Cem mundos/ para sonhar./ A criança tem/ cem linguagens/ (e depois cem cem cem)/ mas roubaram-lhe noventa e nove./ A escola e a cultura/ lhe separam a cabeça do corpo. (Trecho de As Cem Linguagens da Criança, de Loris Malaguzzi). Iniciativa: Reggio Emilia. Rua job lane - Recherche Google. As escolas do futuro já existem. São Paulo - Na Orestad Gymnasium, uma escola municipal de Copenhague, na Dinamarca, inaugurada em 2005, até a planta do prédio foi pensada para viabilizar o conceito de “escola do futuro”.

As escolas do futuro já existem

O edifício de cinco andares tem algumas salas de aula tradicionais, no estilo quatro paredes, uma porta e janelas. Mas 50% das atividades são realizadas em espaços de convivência, onde os alunos do ensino médio são incentivados a resolver em pequenos grupos desafios propostos pelo professor. Nenhum adolescente usa caderno feito de papel ou é obrigado a tirar cópias de livros. Tudo é digital. E, apesar de metade dos estudantes ter pais que não possuem diploma universitário, fator sempre associado ao desempenho escolar, a maioria dos alunos da Orestad Gymnasium tem um aproveitamento superior à média nacional.

Da turma formada no ano passado, 95% dos alunos foram aprovados em universidades. Na escola localizada no bairro Soho, os professores decidem quando as aulas serão expositivas, offline ou online. Artistas colorem alas de hospital infantil para levar mais cor e alegria às crianças - Razões para Acreditar. O clima dos hospitais não é dos mais agradáveis.

Artistas colorem alas de hospital infantil para levar mais cor e alegria às crianças - Razões para Acreditar

A arquitetura do lugar, as cores das paredes (brancas, majoritariamente), a temperatura, enfim, deixam o ambiente pesado e insuportável. Conheça a escola de educação infantil totalmente ao ar livre - faça sol ou neve! 27 jul. 2015 Estudo, escola, aprendizagem… O que te passa na cabeça ao ouvir essas três palavras?

Conheça a escola de educação infantil totalmente ao ar livre - faça sol ou neve!

Provavelmente uma sala de aula, professora, lousa e carteiras – com direito a uma maçã na mesa frontal! Adivinha só: não precisa ser assim! Na Suíça, escola de educação infantil oferece toda a bagagem necessária para a criança fora da sala de aula. E melhor: ao ar livre, em contato com a floresta local. Conheça a escola que fica no meio da floresta, é feita de bambu e ensina permacultura aos alunos.

02 nov. 2015 Salas de aula com quatro paredes, quadros verdes, giz e muito pó no ar?

Conheça a escola que fica no meio da floresta, é feita de bambu e ensina permacultura aos alunos

A Green School Bali é a prova viva de que instituições de ensino não precisam ser assim. A escola que fica dentro de uma fazenda orgânica – e não tem salas de aula nem carteiras. 29 fev. 2016 A ideia de conectar crianças à natureza enquanto aprendem lições fundamentais já é conhecida (e adorada) mundialmente.

A escola que fica dentro de uma fazenda orgânica – e não tem salas de aula nem carteiras

Lembra da Green School Bali, que é feita de bambu e ensina permacultura aos alunos? Tem também a escola sueca que fica, literalmente, em uma floresta, faça sol ou neve! É fato: o modelo de aprender brincando tem se espalhado mundo afora. Crianças pequenas têm curiosidade natural com tudo que é relacionado à terra, plantas e animais. Escolas verdes: alunos mais saudáveis e notas melhores - Conexão Planeta.

A imagem que você vê na abertura desta reportagem é da Sidwell Friends School, em Washington D.C., na capital dos Estados Unidos.

Escolas verdes: alunos mais saudáveis e notas melhores - Conexão Planeta

El Instituto de Investigación Pública de Austria recomienda las escuelas Waldorf-Steiner como modelos para la enseñanza de las ciencias - El Farol Escuela Waldorf-Steiner. Public Austrian research institute recommends Steiner Waldorf schools as models for science teaching In a report, based on the PISA study in 2006, the Austrian Bundesinstitut for Educational Research Innovation and Development (BIFIE) recommends Steiner Waldorf schools as models for teaching in the sciences. According to the PISA study, Austrian Steiner Waldorf schools are better at teaching the sciences than schools in OECD countries and Austrian schools in general.

15 escolas ao redor do mundo que impressionam por sua arquitetura. Criatividade na Educação. No projeto Âncora, em Cotia, a proposta pedagógica encoraja autonomia na aprendizagem. Iniciativa: Proposta Pedagógica do Projeto Âncora Pública ou Privada: 3° setor Descrição: Em funcionamento desde 1995, o Projeto Âncora foi fundado originalmente como uma organização não governamental para desenvolver projetos sociais e culturais com crianças de baixa renda no contraturno das escolas. Em 2011, o educador e idealizador da Escola da Ponte de Portugal, José Pacheco, chega ao projeto para auxiliá-lo a tornar-se uma escola da educação básica. Porém, com uma proposta diferente das escolas tradicionais. Jovens apresentam planejamento das atividades pedagógicas que querem participar. Projeto Âncora se inspira na Escola da Ponte. O modelo revolucionário da Escola da Ponte, referência mundial em educação, foi a inspiração para o Projeto Âncora – ONG em Cotia, São Paulo, com 17 anos de atuação na área social – lançar sua escola de educação básica.

Assim como a portuguesa, a Escola Projeto Âncora não tem séries; alunos de 6 a 10 anos estudam juntos, desenvolvem projetos de pesquisa de acordo com suas afinidades e são orientados por professores e pedagogos. Na escola, os alunos são colocados em contato com diferentes atividades: música, informática, esportes, circo, artes e culinária. Para se matricular, é necessário cumprir algumas exigências, como morar em um raio de até 3 km de distância da escola e ter renda familiar de até três salários mínimos – não há custo algum para os pais. O conhecimento é desenvolvido por meio de projetos de pesquisa. No primeiro semestre deste ano, por exemplo, um grupo de alunos escolheu estudar a escravidão africana no Brasil.

MEC reconhece instituições educacionais inovadoras e criativas pelo país. Ana Luiza Basílio, do Centro de Referências em Educação Integral O Ministério da Educação (MEC) reconheceu 178 instituições educacionais brasileiras, entre organizações não governamentais, escolas públicas e particulares, como exemplo de inovação e criatividade na educação básica. As informações estão condensadas no Mapa da Inovação e Criatividade na Educação Básica, lançado no dia 22 de dezembro, como resultado de um chamamento público realizado pelo ministério em setembro. Na ocasião, o MEC abriu um edital no intuito de conhecer e identificar iniciativas inovadoras para saber em que medida elas poderiam apontar caminhos na melhoria da qualidade da educação brasileira. A avaliação das instituições, feita por grupos de trabalho regionais, levou em conta cinco dimensões, avaliadas de acordo com os critérios de inovação definidos: gestão, currículo, ambiente, método e articulação com outros agentes.

Why Waldorf Works - Escuela Internacional Waldorf- Steiner Málaga. Escuela de Familia: “Las fuerzas de vitalidad en los niños, su cultivo y cuidados.” El Instituto de Investigación Pública de Austria recomienda las escuelas Waldorf-Steiner como modelos para la enseñanza de las ciencias - El Farol Escuela Waldorf-Steiner. Portal do Educador - Pela primeira vez na história MEC reconhece outras formas de organizar a escola. Pela primeira vez na história MEC reconhece outras formas de organizar a escola por Denis Plapler em 22/12/2015 Em pleno século XXI escutar os estudantes, permitir que estudem aquilo que desejam e inclui-los na elaboração das regras de suas escolas, ainda é extremamente inovador. Meu orgulho: Ensino de escola do Ribeirão Verde é baseado no amor, verdade, retidão e paz. Filosofia indiana tem cinco pilares: amor, verdade, retidão, paz interior e não violência.

(Foto: Matheus Urenha / A Cidade) Mais do que preparar as crianças para um futuro profissional, a Escola Sathya Sai de Ribeirão Preto tem como objetivo a formação do ser humano baseada no amor, na verdade, na retidão, na paz interior e no conceito de não-violência. Esses cinco pilares regem todas as disciplinas da instituição, que oferece ensino gratuito a 240 estudantes do Complexo Ribeirão Verde. O programa Sathya Sai de Valores Humanos é uma filosofia educacional fundado pelo indiano Sathya Sai Baba, em 1966. (Leia mais abaixo). Em Ribeirão Preto, a história da escola teve início em 2002. Projeto Âncora. 12 sinais de que você está criando seu filho para ser escravo. Philips Historical Products. Floresta urbana - Integrar Natureza e Cidade para todos - Início. Como criar um jardim vertical em casa usando calças jeans velhas - Eco Rede Social.

Floresta urbana - Integrar Natureza e Cidade para todos - Início. O professor que transformou uma escola dominada por traficantes em referência em educação - The Greenest Post. 22 out 2015. Projeto Âncora. Resultados da Pesquisa de imagens do Google para. Resultados da Pesquisa de imagens do Google para. Resultados da Pesquisa de imagens do Google para. Projeto quer implantar o conceito da Escola da Ponte no Brasil. Domingo, 12 agosto, 2012 23:59 Parceria com educador português traz nova escola para São Paulo.