background preloader

EDUCAÇÃO

Facebook Twitter

Educação Infantil: Cuidar, Educar e Brincar. SALE LA LUNA - con Letra. A Sociologia de Émile Durkheim. Jogos e brincadeiras populares na educação infantil e ciclo inicial do ensino fundamental: uma experiência com alunos do curso de licenciatura em Educação Física da UNIRB, Salvador, BA. 1 / 1 1.

Jogos e brincadeiras populares na educação infantil e ciclo inicial do ensino fundamental: uma experiência com alunos do curso de licenciatura em Educação Física da UNIRB, Salvador, BA

Introdução A importância pedagógica dos jogos populares é hoje um dos fenômenos mais estudados pela Educação Física. E não é difícil compreender essa necessidade diante dos argumentos que sustentam o objeto de investigação da Educação Física. A cultura corporal envolve as relações corpo-sociedade e remete essas discussões ao papel da disciplina na escola.

É impossível continuar justificando a disciplina escolar apenas pelo viés biológico e desportivo, vez que a Educação Física reconhece as dimensões psicológicas, afetivas e cognitivas, como influentes para a formação do sujeito e de sua atuação no contexto sociocultural, como deixa perceber Castellani Filho: “É da competência da Educação Física, dar tratamento pedagógico aos temas da cultura corporal, reconhecendo-os como dotados de significado e sentidos porquanto construídos historicamente”. (1998.p.54). 4.1. 5. Capoeira, citada como jogo popular infantil 7. Jogos e brincadeiras. Siga-nos!

Jogos e brincadeiras

Receba nossa newsletter « Voltar para a página inicial Nova Escola Clube publicidade >> Jogos Jogos e brincadeiras Nesta página, você confere tudo sobre o brincar e como utilizar as brincadeiras na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Brincadeiras de todo o Brasil Reunimos 40 brincadeiras de todas as regiões Jogo da CercaDesafio online de linhas e colunas para crianças da pré-escola Brincadeiras de correrVídeo com crianças resgatando passatempos tradicionais Trabalho com brinquedosReportagem responde a oito perguntas frequentes. Pular corda - Planos de aula - Fundamental. Jogos e Brincadeiras Para Aquecimento e Volta a Calma. 8- Picada da cobra : Esta brincadeira assemelha-se ao pega-pega, porémquando alguém for tocado deverá continuar fugindo segurando o local tocado, sejano ombro, nas costas, nas pernas, na cabeça, etc...No segundo toque o fugitivodeverá continuar correndo com a outra mão no segundo local tocado e manter amão no primeiro lugar tocado, no terceiro toque passará a ser o pegador.Ex.: 1º o pegador tocou na cabeça de um fugitivo, então o fugitivo continuacorrendo com a mão na cabeça, o pegador toca novamente o mesmo fugitivoporém só que agora na perna por exemplo, então o fugitivo continua fugindo comuma das mãos na cabeça e a outra na perna, se for tocado pela terceira vez,passará a ser o pegador.

Jogos e Brincadeiras Para Aquecimento e Volta a Calma

Jogos e Brincadeiras para aquecimento e volta a calma Jogo da velha Picasso: A turma deverá ser posicionada em circulo e sentados, cadaaluno deverá receber um lápis e uma folha. RBM Revista Brasileira de Medicina. Numeração de páginas na revista impressa: 66 à 70 Resumo Não se pode negar que o desejo de todos os pais é ver seus filhos felizes e realizados na vida.

RBM Revista Brasileira de Medicina

Parece simples? Não é! E a cada dia se torna mais complicado atingir esse objetivo, pois existe uma ansiedade muito grande quanto ao que deva ser prioritário na vida da criança: brincar, com todas as suas fases e vivências exploradas em completude, ou colocá-la o mais cedo possível em contato com o saber historicamente construído pela humanidade? Segundo diversos estudiosos, entre eles Piaget, as experiências são fundamentais para o processo de aprendizagem de uma criança e ocorrem principalmente no convívio com seus pares, durante as brincadeiras e as interações sociais. Será que as instituições e os profissionais do Ensino Fundamental estão preparados para acolher e estimular o desenvolvimento global de uma criança de cinco ou seis anos? Professora resgata brincadeiras antigas para incentivar a relação entre os alunos. O projeto também valorizou a inclusão de pessoas com deficiência, em parceria com a Apae/Foto: Acervo pessoal O 5º Prêmio Professores do Brasil foi entregue a 40 professores das quatro estapas de educação básica (infantil, ensino fundamental inicial, ensino fundamental final e ensino médio) em todo o Brasil.

Professora resgata brincadeiras antigas para incentivar a relação entre os alunos

Uma das vencedoras, a professora Ângela de Loudes e Araújo realizou um projeto de integração da criança com a família, por meio de brincadeiras. O trabalho foi desenvolvido com 20 alunos de Hidrolândia (a 30 quilômetros de Goiânia), na faixa etário de cinco anos, e buscou resgatar antigas brincadeiras que os pais das crianças faziam. Durante as aulas, as crianças ensinavam umas às outras brincadeiras que seus pais faziam quando tinham a mesma faixa de idade.

Dssa forma, foi possível aproximar os familiares da escola, além de promover va integração da turma. A professora é formada em pedagogia, com especialização em planejamento educacional e psicopedagogia.