Adriana Onada
SOCIOLOGIA 20210812T123701Z 001. Industria cultural. El concepto industria cultural fue desarrollado por Theodor Adorno y Max Horkheimer, y aunque en un principio fue utilizado en singular, actualmente nos referimos a él en plural: industrias culturales.
Hace referencia a un conjunto de sectores encargados de la creación, producción, exhibición, distribución y/o difusión de servicios y bienes culturales, tales como el arte, el entretenimiento, el diseño, la arquitectura, la publicidad, la gastronomía y el turismo. El concepto de sector nace a finales de los años setenta. A posteriori, el concepto de industrias culturales no se entiende como tal hasta finales de los años noventa, y así se desvincula del mercado, tal y como se hacía antes. De las industrias culturales proviene el fenómeno conocido como cultura de masas. Orígenes del concepto[editar] Indústria Cultural 2. Indústria Cultural 1.
Industria Cultural. INDÚSTRIA CULTURAL THEODOR ADORNO E MAX HORKHEIMER. INDUSTRIA CULTURAL. Resumo de Filosofia para o Enem. Indústria Cultural britânica em risco. Vídeo-aula de Sociologia: Indústria Cultural. Indústria Cultural. Industria cultural. Industria cultural.
En el sistema de producción cultural pueden considerarse: la televisión, la radio, los diarios y revistas, industria cinematográficas, discográficas, las editoriales, compañías de teatro o danza, las distribuidoras, creando mecanismos que buscan a la vez aumentar el consumo de sus productos, modificar los hábitos sociales, educar, informar y, finalmente, transformar a la sociedad, por tanto abarca todos los ámbitos de la sociedad e intenta incluir a todos los individuos sin excepción. Surgimiento Los que le dieron origen al nombre Industria Cultural fueron los filósofos de la Escuela de Frankfurt, T. W. Adorno y M. Indústria Cultural - Brasil Escola. Indústria cultural. O termo indústria cultural (em alemão: Kulturindustrie) foi criado pelos filósofos e sociólogos alemães Theodor Adorno (1903-1969) e Max Horkheimer (1895-1973), apresentado no capítulo "A indústria cultural: iluminação como engano em massa", do livro Dialética do Esclarecimento (1944), em que propuseram que a cultura popular é semelhante a uma fábrica que produz bens culturais padronizados — filmes, programas de rádio, revistas etc. — usados para manipular a passiva sociedade de as dóceis, por mais difíceis que sejam suas circunstâncias econômicas.[1] Ainda para Adorno e Horkheimer, o perigo inerente à indústria cultural é o cultivo de falsas necessidades psicológicas que só podem ser atendidas e satisfeitas pelos produtos do capitalismo; assim, eles perceberam especialmente a cultura produzida em massa como perigosa para a sobrevivência das artes mais difíceis de serem produzidas do ponto de vista técnico e intelectual.
De acordo com os pensadores, a indústria cultural: Referências. INDÚSTRIA CULTURAL Theodor Adorno e Max Horkheimer. A Industria Cultural. Industrias culturales concepto. Industria Cultural - conceptos básicos. . Adorno, Theodor - La industria cultural. INDÚSTRIA CULTURAL. Conceito de Indústria Cultural em Adorno e Horkheimer. Apesar de a Indústria Cultural ser um fator primordial na formação de consciência coletiva nas sociedades massificadas, nem de longe seus produtos são artísticos.
Isso porque esses produtos não mais representam um tipo de classe (superior ou inferior, dominantes e dominados), mas são exclusivamente dependentes do mercado. Essa visão permite compreender de que forma age a Indústria Cultural. Oferecendo produtos que promovem uma satisfação compensatória e efêmera, que agrada aos indivíduos, ela impõe-se sobre estes, submetendo-os a seu monopólio e tornando-os acríticos (já que seus produtos são adquiridos consensualmente). Camuflando as forças de classes, a Indústria Cultural apresenta-se como único poder de dominação e difusão de uma cultura de subserviência.